segunda-feira, 24 de junho de 2013

Fórum parlamentar dos Brics aguarda aprovação da Índia



20 junho 2013, Gazeta Russa http://gazetarussa.com.br/brics (Russia)
Российская газета http://rg.ru  (Россия)
RIA Nóvosti

Iniciativa brasileira de instituir uma dimensão parlamentar no grupo dos países emergentes já recebeu aval da Rússia.

Na segunda-feira passada (17), o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, se encontrou com o chefe da Duma de Estado, Serguêi Narichkin, para discutir a criação de um fórum parlamentar dos países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul).

“Já estamos praticamente na linha de chegada, resta apenas saber a posição de nossos colegas indianos”, declarou Alves após a reunião, onde ambos assinaram um protocolo de cooperação e concordaram em intensificar os contatos interparlamentares.

O protocolo fortalece de forma documentada os mecanismos de interação entre os parlamentos dos dois países, expandindo a colaboração na área de atividade do legislativo.

Narichkin enfatizou que o Brasil é um dos parceiros prioritários da Rússia. “Nós estávamos aguardando ansiosamente essa visita, ainda mais que já faz 13 anos que um dos antecessores de Alves veio à Rússia”, disse o presidente da Duma.

A iniciativa de instituir uma dimensão parlamentar no Brics partiu do Brasil. Em fevereiro, a presidente do Conselho da Federação, Valentina Matvienko, apoiou a proposta de complementar o formato do grupo dos países dos Brics com a interação parlamentar e demonstrou disposição para assinar o respectivo acordo em setembro.

Publicado originalmente pela agência RIA Nóvosti

------------------ Relacionada


Brics/Presidente da Câmara dos Deputados do Brasil é recebido por integrantes da Duma

20 junho 2013, Gazeta Russa http://gazetarussa.com.br (Rússia)
Российская газета http://rg.ru (Россия)
mashportal.ru

Durante reunião, parlamentares de Rússia e Brasil reafirmaram compromisso de maior cooperação nas área de cultura e na esfera social.

Henrique Eduardo Alves comentou sobre a importância da colaboração no esporte entre os países, que sediarão grandes eventos, tais como as Olímpiadas de Inverno na cidade russa de Sôtchi

Uma delegação da Câmara dos Deputados do Brasil e os membros do grupo de deputados da Duma de Estado (câmera baixa do parlamento russo) que tratam das relações com o parlamento brasileiro e que inclui Vladímir Gutenev, primeiro vice-presidente da Comissão da Duma para a Indústria e primeiro vice-presidente da União Russa de Engenharia, se reuniram na Rússia.

Abrindo a reunião, Marat Bariev, coordenador do grupo da amizade com o parlamento brasileiro e primeiro vice-presidente da Comissão de Cultura Física, Esporte e Assuntos da Juventude da Duma, sugeriu aos colegas russos e aos parlamentares da América do Sul que fossem discutidas questões atuais sobre a cooperação bilateral nos próximos anos.

Ele observou que, desde a última reunião entre deputados russos e brasileiros, em 2007, amadureceram uma série de propostas e questões concretas.

Falando das áreas promissoras de trabalho mútuo, Gutenev salientou que, em primeiro lugar, Rússia e Brasil são parecidos em termos de visões políticas e abordagens econômicas e, em segundo lugar, em ambos os países, há grande ênfase nas questões sociais.

Como exemplo, o parlamentar citou o programa Brasil Sem Miséria,  que inclui três áreas principais: benefícios, ampliação do acesso a serviços públicos e integração produtiva.

"A luta ativa contra a corrupção, a modernização do sistema educativo, a política responsável na área da redução da inflação e desemprego também nos aproximam. Pena que esse tipo de proximidade ainda não está se refletindo na dinâmica do volume de negócios do comércio”, enfatizou.

A delegação brasileira, que incluía parlamentares do PT, PMDB, PPS e do PV, foi  liderada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves. O primeiro secretário do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Leonardo Enzhe, e membros da embaixada do Brasil na Rússia também estiveram presentes.

O lado russo foi representado por deputados dos partidos Rússia Unida, Rússia Justa, do Partido Comunista da Federação Russa e do Partido Liberal Democrático da Rússia.
No âmbito da cooperação entre os deputados da Rússia e do Brasil, Gutenev propôs a formação de dois subgrupos dentro do grupo parlamentar: um para a área da educação e ciência e outro para a área da indústria.

Vale lembrar que o primeiro vice-presidente da Comissão para a Indústria da Duma possui experiência de sucesso na liderança de um grupo semelhante entre os deputados da Duma de Estado da Federação Russa e parlamentares da Suíça.
Alves concordou com as propostas de Gutenev.

"Além disso, gostaríamos de delinear as formas de desenvolver a cooperação na esfera legislativa e na área do esporte, levando em conta que Rússia e Brasil estão se preparando para sediar eventos esportivos importantes: os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo. Consideramos extremamente importante a troca de experiências na realização de tais eventos", explicou Alves.

Ele também sugeriu que a Rússia poderia se beneficiar com a experiência brasileira na solução de questões sociais, onde o país tem conseguido avanços significativos nos últimos anos.

Finalizando a reunião, o presidente do Comitê para a Educação da Duma de Estado, Viacheslav Nikonov, destacou que é importante para os dois países que áreas como dimensionamento parlamentar do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), educação e intercâmbio de estudantes e alunos de pós-graduação, desenvolvimento de pesquisas brasileiras na Rússia e de pesquisas russas no Brasil, intercâmbio científico e tecnológico e agricultura não fiquem desprovidas da atenção dos parlamentares.

Publicado originalmente pelo mashportal.ru

 



Leia mais sobre o assunto


Nenhum comentário: