quinta-feira, 27 de junho de 2013

Fundo da Cooperação para o Desenvolvimento entre a China e os Países de Língua Portuguesa formalmente constituído



27 junho 2013, Macauhub http://www.macauhub.com.mo (China)

O Fundo da Cooperação para o Desenvolvimento entre a China e os Países de Língua Portuguesa, com um capital social de mil milhões de dólares, foi formalmente constituído na quarta-feira, informou o Gabinete de Comunicação Social do governo de Macau.

Promovido pelo governo da China e por iniciativa conjunta do Banco de Desenvolvimento da China e
do Fundo de Desenvolvimento Industrial e de Comercialização de Macau (FDIC), a operação e gestão do Fundo caberá ao Fundo de Desenvolvimento China-África, na dependência do Banco de Desenvolvimento da China, atendendo a que este dispõe de vasta experiência na gestão de investimentos.

O valor da primeira parcela entregue ao Fundo é de 125 milhões de dólares, que foram assegurados pelas entidades participantes China Development Bank Capital Corporation Ltd. (75 milhões de dólares) e FDIC (50 milhões de dólares).

De acordo com o comunicado oficial o Fundo concentrar-se-á nas necessidades de investimento e financiamento das empresas do interior da China (incluindo Macau) e dos países de língua portuguesa, colocando ênfase no apoio à entrada das empresas do interior da China e de Macau no mercado dos países de língua portuguesa e atracção das empresas desses países para se desenvolverem na China.

O comunicado adianta que tendo em conta o contexto histórico e cultural único de Macau, o território tem desempenhado o papel de plataforma de ligação entre a China e os países de língua portuguesa, tornando-se cada vez mais estreito o intercâmbio e cooperação económica e comercial e de investimento entre as duas partes.

Em 2012, o comércio entre a China e os países de língua portuguesa ascendeu a 128,5 mil milhões de dólares, um aumento de 9,6% em termos homólogos. (macauhub)

Nenhum comentário: