terça-feira, 9 de outubro de 2007

Chile/Ministros ibero-americanos debatem coesão social nas cidades

Ministros da Habitação ibero-americanos reúnem-se quarta-feira, em Santiago do Chile, para debater a coesão social, uma meta desejável para as cidades, marcadas pela pobreza e precariedade.
O assunto vai ser discutido no XII Foro Ibero-Americano da Habitação e Desenvolvimento Urbano, cujas conclusões serão reunidas no "Protocolo de Santiago", um documento que terá de ser ratificado na próxima Cimeira de Chefes de Estado e do Governo, que se realiza entre 08 e 11 de Novembro, na capital chilena.

Paralelamente ao encontro de quarta-feira, decorre, também em Santiago do Chile, a XVI Assembleia de Ministros e Autoridades Máximas da Habitação e Urbanismo da América Latina e das Caraíbas, que abordará os principais desafios da região em matéria de território, habitação e urbanismo.

A ministra chilena da Habitação e Urbanismo, Patricia Poblete, salientou que estes encontros podem contribuir para "implementar uma estratégia conjunta" em benefício da "redução da pobreza e precariedade das cidades".

A responsável considera que a fixação "dos mais pobres na cidade pode dar lugar a um padrão de vida exluído", pelo que "as políticas públicas jogam um papel corrector decisivo para levar a equidade aos mais vulneráveis". (RTP/Lusa/9 Outubro 2007)

Nenhum comentário: