Luanda, 8 outubro 2007 – O 40º aniversário da morte do revolucionário argentino Ernesto Che Guevara, que se assinala nesta terça-feira, nove de Outubro, foi evocado hoje em Luanda em cerimónia realizada nas instalações da Liga Angolana de Amizade e Solidariedade dos Povos (LAASP).
O acto, promovido pelo Comité de Solidariedade Angola-Cuba, coincidiu com o encerramento da segunda jornada mundial de solidariedade em prol da libertação dos cinco cidadãos cubanos presos nos Estados Unidos da América, iniciada em dois de Setembro último.
Na ocasião, o embaixador de Cuba em Angola, Pedro Ross Leal, lembrou o "exemplo" dado por Che Guevera na luta pela libertação dos povos oprimidos de África e da América Latina, sublinhando que os seus compatriotas encontram-se encarcerados nos calabouços dos EUA por lutarem contra o terrorismo.
Disse que a celebração da efeméride em Luanda visou agradecer a solidariedade que o povo angolano tem emprestado a favor da libertação dos cinco cubanos encarcerados nos calabouços dos EUA há mais de oito anos.
Um suplemento especial sobre direitos humanos denuncia que os cidadãos cubanos presos nos EUA são submetidos a maus-tratos e condenados por um juiz manipulado, quando na realidade devem ser considerados heróis da luta internacional contra o terrorismo.
A cerimónia foi assistida por membros do Governo angolano, da comunidade cubana em Angola, de organizações sociais e estudantes. (AngolaPress)
Noticias, artigos e análises sobre economia, politica e cultura dos países membros do Mercosul, CPLP e BRICS | Noticiero, articulos e analisis sobre economia, politica e cultura de los paises miembros del Mercosur, CPLP y BRICS
terça-feira, 9 de outubro de 2007
Comité Angola-Cuba evoca memória de Che Guevara
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário