quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Angola/Conferência aborda reservatórios de petróleo na África Ocidental

Luanda, 4 outubro 2007 – A II Conferência e Exposição Regional Africana de Exploração e Produção de Petróleo em Águas Profundas, que decorre em Luanda desde terça-feira, entrou hoje (quinta-feira) no seu terceiro dia de actividade, com a abordagem do tema ligado aos reservatórios do crude em grandes profundidades na África Ocidental.

O fórum, aberto terça-feira pelo primeiro-ministro, Fernando da Piedade Dias dos Santos, congrega especialistas do mundo dos petróleos e está também a abordar igualmente os desafios tecnológicos do campo petrolífero Negage, reservas e previsão de produção no bloco 14 do offshore angolano.

Além do bloco 14, hoje os participantes foram informados dos desafios que a BP Angola teve que transpor para começar a extrair petróleo no bloco 18 do offshore angolano, cuja produção iniciou no dia um deste mês (Outubro).

No evento, Angola está a dar a conhecer à indústria petrolífera mundial os êxitos alcançados nas suas águas profundas, bem como outros importantes desenvolvimentos registados na região.

Os avanços, os novos desafios e estratégias para a indústria petrolífera na África Ocidental, o desenvolvimento de novas tecnologias para a exploração em águas profundas, estão a ser debatidos na conferência.

Estão também em abordagem temas ligados à participação da indústria nacional (national content) e as técnicas de avaliação de reservas petrolíferas, as políticas de segurança, qualidade e ambiente.

Paralelamente ao encontro, decorre igualmente uma exposição que conta com a presença dos principais actores da indústria petrolífera e também de algumas universidades nacionais (Universidade Agostinho Neto, Lusíada, Privada, Jean Piaget e Independente).

A Sonangol e o Ministério dos Petróleos, em parceria com as principais companhias operadoras e empresas de prestação de serviços e empreiteiras, apoiam técnica e financeiramente a conferência, coordenada por um comité director internacional.

A I Conferência e Exposição Regional Africana de Exploração e Produção de Petróleo em Águas Profundas realizou-se em Novembro de 2004, na Nigéria. (AngolaPress)

Nenhum comentário: