segunda-feira, 27 de maio de 2013

Angola/Delegação multi-sectorial no fórum sobre radiodifusão digital no Uruguai



27 maio 2013, AngolaPress http://www.portalangop.co.ao (Angola)


Luanda - Uma delegação multi-sectorial angolana, chefiada pelo secretário de Estado das Telecomunicações, Aristides Safeca, participa, a partir de hoje (segunda-feira), no Uruguai, no Fórum sobre Radiodifusão Digital de Serviços Integrados Terrestre (ISDB-T) e Radiodifusão de Vídeo Digital (DVD-T2), a decorrer naquele país da América do Sul, de 27 a 28 de Maio.

A comitiva governamental, antes de representar Angola no referido certame, visitou até domingo a cidade do Rio de Janeiro, onde se inteirou do processo de funcionamento e implementação da “Televisão Digital Terrestre” na República Federativa do Brasil, segundo uma nota do referido ministério enviada hoje à Angop, em Luanda.

O ISDB-T Internacional, é uma organização que congrega todos os países que adoptaram ou estão em fase de avaliação desta norma.

O objectivo do fórum é harmonizar e acautelar as especificidades de cada país na norma, para que os equipamentos produzidos no mercado de um deles funcione nos demais e, assim, se produza uma economia de escala que salvaguarde o preço baixo dos equipamentos e terminais (televisores, descodificadores entre outros), tornando-os mais acessíveis a população.

A comitiva liderada por Aristides Safeca integra ainda o secretário de Estado para Tecnologia, Pedro Teta, o director Nacional das Telecomunicações, responsáveis da Televisão Pública de Angola, Rádio Nacional, e um representante da Casa Civil afecta à Presidência da República de Angola.       

Na mesma altura vai decorrer também no Uruguai a Conferência Inter-governamental de Televisão Digital Aberta, que congregará representantes dos Governos, com o objectivo de harmonizarem as políticas públicas em torno da oferta de serviços de Televisão Digital a população de forma gratuita, em substituição da actual Televisão Analógica.

Nenhum comentário: