quinta-feira, 30 de maio de 2013

Reservas de grafite em Balama, Moçambique, excedem as do resto do mundo



30 maio 2013, Macauhub http://www.macauhub.com.mo (China)

A empresa mineira australiana Syrah Resources reviu em alta para 117 milhões de toneladas os recursos em grafite existentes no projecto de exploração mineira de Balama, bem como 2,7 milhões de toneladas de pentóxido de vanádio, de acordo com um comunicado divulgado segunda-feira.

No documento, a empresa australiana adianta que as reservas de grafite existentes naquela concessão mineira em Moçambique excedem as reservas mundiais de grafite, que no final de 2012 se situavam em 77 milhões de toneladas, de acordo com o Departamento de Geologia dos Estados Unidos da América.

“A Syrah pretende fazer com que Balama seja o maior produtor mundial de grafite a um preço baixo, ultrapassando a China, colocando num mercado em expansão um produto de elevada qualidade”, pode ler-se no comunicado.

A concessão de Balama, que cobre uma área de 106 quilómetros quadrados, fica localizada a 265 quilómetros da cidade de Pemba, capital da província de Cabo Delgado.

A grafite é uma forma de carbono de elevado valor, devido às suas propriedades como condutor de energia, podendo ser utilizado em baterias e pilhas de combustível, sendo ainda a base do grafeno, o material com grande potencial para utilização na indústria electrónica.

A produção mundial de grafite situa-se em 1,3 milhões de toneladas por ano e os preços variam em função da qualidade e tamanho, comercializando-se a grafite em pó em 700 dólares americanos a tonelada, enquanto a de qualidade superior é vendida a 6 mil dólares a tonelada.

O pentóxido de vanádio é vendido a pouco mais de 13 mil dólares por tonelada, sendo utilizado na produção de aços inoxidáveis para instrumentos cirúrgicos e outras ferramentas. (macauhub)

Nenhum comentário: