quinta-feira, 16 de maio de 2013

Angola/Ensino Superior vai abrir cursos na área do Ambiente



13 maio 2013, AngolaPress http://www.portalangop.co.ao (Angola)

Luanda – A Secretária de Estado do Ensino Superior para Inovação, Maria Augusta da Silva, anunciou hoje, quarta-feira, em Luanda, a abertura, nos próximos tempos, de cursos superiores na área do ambiente, por formas a diminuir o défice de pessoas formadas na área.

Maria Augusta da Silva fez este anúncio durante
a abertura do XV encontro da Rede de Estudos Ambientais de Países de Língua Portuguesa (REAPLP) realizado pela Reitoria da Universidade Agostinho Neto.

De acordo com a fonte, há um défice de quadros formados na área ambiental, razão pela qual se vai apostar na formação superior de angolanos nesta área.

Acrescentou que o executivo angolano abraçou um projecto bastante ambicioso que vai de 2013 a 2020, que é o Plano Nacional de Formação de Quadros.

“Neste plano, o ensino superior tem uma palavra bastante significativa, uma vez que grande parte dos programas são da responsabilidade do ensino superior”, referiu.

O encontro organizado pela Reitoria da Universidade Agostinho Neto tem como objectivo estabelecer o maior número de projectos científicos de pos-graduação em rede entre as instituições associadas.

No XV encontro estão a ser abordados temas como “Águas  e recursos hídricos”, “Desenvolvimento urbano”, “Biodiversidade e conservação ”, “Forças renováveis ” e “Avaliação ambiental e riscos”.

Participam no encontro, que decorre durante três dias, docentes de universidades de Angola, Portugal, Brasil, Cabo-Verde e especialistas do sector ambiental de Angola.

Nenhum comentário: