sexta-feira, 31 de maio de 2013

Brasil/CONSELHO DISTRITAL DE SAÚDE INDÍGENA DE MATO GROSSO DO SUL - NOTA DE REPÚDIO



31 maio 2013, Conselho Indigenista Missionário -- CIMI http://www.cimi.org.br (Brasil)


O Conselho Distrital de Saúde Indígena do estado de Mato Grosso do Sul/CONDISI-MS, instância de Controle Social da Saúde Indígena, legalmente constituído de acordo com as Leis Orgânicas da Saúde, colegiado permanente e deliberativo, vem por meio desta Nota de Repúdio manifestar-se publicamente a sua indignação e tristeza por mais um guerreiro e líder indígena que foi covardemente assassinado nesta manhã (30/05/2013) no município de Sidrolândia/MS.

Dentre os diversos problemas vividos pelos povos indígenas em Mato Grosso do Sul, a questão territorial tem sido tema de debate pelo CONDISI por entender que é impossível ter saúde e qualidade de vida sem ter assegurado de forma legal e em quantidade satisfatória os territórios tradicionais que foram subtraídos dos povos indígenas em algum momento da história do nosso país.
Povos esses que foram confinados em minúsculas áreas pelo Estado Brasileiro em nome do povoamento e do processo da região sul do antigo estado de Mato Grosso. Povos que são partes vivas história e da origem do nosso país não merecem ser tratados como “coisas ou objetos” sem valor e sem respeito pelo Estado Brasileiro, o grande responsável por todos os massacres e violências pelais quais passam os povos indígenas.

Repudiamos a inércia do governo brasileiro que nos últimos anos não tem recebido e nem dialogado com o movimento indígena, e vem provocando por meio dos projetos mirabolantes e truculentos, além de acordos políticos com o agronegócio o genocídio e etnocídio indígena, além de promover através de suas instituições a DITADURA e o desrespeito aos direitos humanos dos povos indígenas.

Campo Grande/MS, 30 de maio de 2013.

Conselho Distrital de Saúde Indígena do Estado de Mato Grosso do Sul
CONDISI/MS


-------------Relacionada

 

Brasil NOTA DE SOLIDARIEDADE AO POVO TERENA DA TERRA BURITI, MATO GROSSO DO SUL

30 maio 2013, Conselho Indigenista Missionário -- CIMI http://www.cimi.org.br (Brasil)

Nós, Kaingang do Morro do Osso, Porto Alegre, nos manifestamos em apoio ao Povo Terena da terra indígena Buriti de Mato Grosso do Sul que hoje, dia 30 de maio, dia de Corpus Christi, festa do Corpo de Cristo muito celebrado pelos católicos no Brasil, foi atacado pelos policiais Federais e Militares, para cumprir uma ordem de despejo. Ficamos revoltados quando soubemos que mataram Osiel Gabriel e que outros Terena foram espancados pela polícia.

Nós estamos revoltados com essa ação e com a política do governo federal que não quer demarcar terra para os índios e autoriza a polícia a nos massacrar. Estamos cansados de tanta violência. Estamos cansados de esperar que o governo cumpra com suas responsabilidades.

O governo federal não pode pensar só nos fazendeiros, nos empresários, nos donos de mineradoras e empreiteiras. O governo deve estar a serviço de todos. Por isso, nós exigimos a demarcação de todas as terras indígenas para podermos viver em paz, sem tanta dor, sem tantas mortes, sem tanto sofrimento.

Exigimos que a presidente Dilma se manifeste e mande o seu Ministro da Justiça acabar com a violência contra nós, indígenas. O que queremos é que o governo cumpra com o que diz a Constituição e demarque as nossas terras, sem que para isso seja preciso derramar o nosso sangue. Cada gota de sangue indígena que cai, é de responsabilidade do governo, que não cumpre a sua função.

No dia do Corpo de Cristo, a Polícia Federal manchou de sangue mais uma página da história dos povos indígenas, com o consentimento do governo. Faz quinhentos anos que nós sofremos e hoje, no dia do Corpo de Cristo, mataram nosso parente Terena Osiel Gabril.

Valdomiro Vergueiro,
Cacique Kaingang do Morro do Osso

MS


-------------Relacionadas

VIOLÊNCIA E MORTE Oziel Gabriel tinha 35 anos e morava na aldeia Córrego do Meio. Deixa uma esposa e dois filhos. Outro indígena foi atropelado por caminhonete da Polícia Federal. Na foto, o indígena...
"Hoje, no dia do Corpo de Cristo, mataram nosso parente Terena Osiel Gabril"
VIOLÊNCIA E MORTE "Essa terra é nossa, é a nossa vida. A Justiça disse que é nossa. Mesmo assim, morremos sobre ela... morremos por um pedaço de chão. Vamos ficar aqui, vamos resistir”. Foto:...
CASO NÍSIO Cláudio Adelino Gali, Levi Palma, Aparecido Sanches e Idelfino Maganha fazem parte do grupo de 19 acusados de executar e planejar o crime, conforme investigação do MPF. Na foto, Nísio Gomes...
Reafirmamos que estamos unidos em prol de nossos direitos territoriais

Nenhum comentário: