sexta-feira, 31 de maio de 2013

BRICS/Consumo de energia elétrica dos 'Brics' se iguala ao do G7



29 maio 2013, UOL Economia http://economia.uol.com.br (Brasil)

Paris (AFP) -- Os cinco "Brics" (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul) consumiram pela primeira vez em 2012 o mesmo nível de energia elétrica dos sete países do G7 (Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Canadá, Itália), segundo um estudo divulgado nesta quarta-feira.

No espaço de dez anos, o consumo de energia elétrica nas cinco maiores economias emergentes mais do que duplicou, enquanto que o dos sete maiores países industrializados ficou estagnado, segundo o estudo da empresa Enerdata.
No ano passado, os Brics consumiram 6.800 terawatts-hora, o mesmo que o G7, enquanto que seu consumo era de pouco menos de 3.000 terawatts-hora em 2002. Apesar disso, a necessidade de energia parece ter tido uma leve diminuição, já que o crescimento da demanda por energia elétrica dos cinco países foi de 5% no ano passado, contra 8% em média desde 2000.

Globalmente, o consumo de energia (e não somente de eletricidade) dos Brics impulsionou a demanda mundial no ano passado, com um crescimento de 3,7%, contra 1,1% para o G20, que representa 80% do consumo mundial.

Mas a tendência reflete o desaquecimento econômico de 2012, principalmente na China, maior consumidora de energia. Em 2011, o crescimento do consumo dos Brics estava próximo de 6% e o do G20 era de quase 2%.

As emissões de CO2 aumentaram em 1,4% no ano passado, de acordo com a Enerdata, ou seja, pouco mais do que o crescimento do consumo. Com a mudança do carvão para o gás, os Estados Unidos viram suas emissões recuarem mais de 3%. Mas, à exceção do Canadá, as emissões aumentam nos demais, incluindo nos países europeus (Reino Unido, Alemanha e, em menor medida, na França).

A notícia animadora do relatório vem da intensidade energética, ou seja, a energia consumida em relação ao PIB de um país. A proporção caiu 1,7% em média no G20, com quedas mais fortes nos Estados Unidos, na China e no Japão.

---------- Relacionado


BRICS to equal wealthy OECD in GDP
May 30, 2013, The BRICS Post http://thebricspost.com (England)

The five BRICS countries will soon equal the wealthy 34-member OECD in terms of gross domestic product.

“By the early 2030, combined GDP of BRICS, with the addition of Indonesia, should roughly equal that of the OECD,” the Paris-based think tank said in its new economic outlook.

This is based on purchasing power parity terms.

Presently BRICS GDP equals that of half of the OECD.

“In terms of geographical distribution, there will be a big shift in the share of world GDP accounted for by Asia at the expense of both North America and Europe…,” OECD said in its half-yearly forecast.

The eurozone economy should be down 0.6 per cent this year and up only 1.1 per cent in 2014, according to the organisation.

The OECD said that the euro will remain a danger for the world economy if the current recession persisted.

“In the euro area, still-rising unemployment is the most pressing challenge for policymakers,” said Pier Carlo Padoan, OECD chief economist.

The OECD as a whole is expected to grow by just 1.2 per cent in 2013 and 2.3 per cent in 2014, with unemployment falling from 8.1 to 8 per cent over the two-year period.

Brazil, Russia, India, China, South Africa are not included in the OECD club. (The BRICS Post)

Nenhum comentário: