quarta-feira, 22 de maio de 2013

Moçambique deverá ser admitido à EITI na conferência de Sidney



22 maio 2013, Radio Moçambique http://www.rm.co.mz

Moçambique deverá ser formalmente admitido na Iniciativa de Transparência da Indústria Extractiva (EITI) no decurso da próxima conferência da organização a ter lugar em Sidney, Austrália, dias 23 e 24 de Maio corrente, informou o jornal moçambicano Correio da Manhã.

Citando o Ministério dos Recursos Minerais, o jornal acrescentou que a adesão de Moçambique deverá ser mesmo aprovada na reunião da organização
que reúne governos, sociedade civil e investidores de todo o mundo e que contará com a participação da ministra dos Recursos Minerais Esperança Bias.

No decurso da conferência, a quarta da organização, a ministra Esperança Bias procederá à apresentação do segundo relatório de reconciliação dos pagamentos feitos ao Estado por 31 empresas da área mineira e de hidrocarbonetos no ano civil de 2009.

O documento confirma que as empresas daquelas duas áreas declararam ter pago ao Estado o total de 1 069 521 807,15 meticais e as instituições do Estado declararam ter recebido 1 070 147 028,21 meticais.

A diferença para mais de 0,06% do total declarado resultou de erros no preenchimento dos recibos, de acordo com a Ernst & Young, empresa contratada para proceder à reconciliação dos pagamentos efectuados pelas empresas e dos recebimentos registados pelas instituições do Estado. (macauhub)

Nenhum comentário: