quarta-feira, 15 de maio de 2013

China/Presidente de Moçambique procura angariar na China financiamento para projectos de desenvolvimento



15 maio 2013, Macauhub http://www.macauhub.com.mo (China)

O Presidente de Moçambique manteve terça-feira encontros com responsáveis oficiais, empresários e instituições bancárias da China visando angariar fundos adicionais a serem aplicados na execução de uma centena de projectos, de acordo com a agência noticiosa moçambicana AIM.

Citando uma fonte da comitiva presidencial, a agência adiantou que metade dos 10 mil milhões de dólares que aqueles projectos irão custar já foi assegurada pelo governo, bancos e empresas da China
, tanto sob a forma de doações como de empréstimos bonificados, ao abrigo da linha de crédito de 20 mil milhões de dólares que o governo da China colocou à disposição dos países africanos.

O montante de 10 mil milhões de dólares irá permitir a construção ou reparação de estradas, incluindo a construção da circular de Maputo e a reparação da estrada que liga a cidade da Beira à vila de Machipanda, na fronteira com o Zimbabué, que custará 417 milhões de dólares, bem como das estradas Bene-Fingoé-Zumbo (278 milhões de dólares) e Cuamba-Marrupa, orçada em 184 milhões.

O sector da Educação, por seu turno, vai consumir cerca de 300 milhões de dólares na construção de escolas e de sete institutos superiores politécnicos, nas províncias de Maputo, Inhambane, Sofala, Zambézia, Niassa e Cabo Delgado.

Após a chegada segunda-feira a Pequim e depois de conferenciar com o seu congénere Xi Jinping, Armando Guebuza partiu para a cidade de Wuhan, capital da província de Hubei, onde se reuniu na manhã de terça-feira com o governador Wang Guoshen.

No período da tarde, o presidente moçambicano seguiu para a cidade de Xiangyang, para visitar a companhia de produção de arroz Wanbao, cujos técnicos estão a proceder à introdução de novas técnicas de produção deste cereal na província de Gaza, sul de Moçambique.

Hoje, quarta-feira, Armando Guebuza parte para Xangai, última etapa da sua visita à China, onde espera mobilizar os fundos necessários para a execução do Programa Quinquenal do governo. (macauhub)

Nenhum comentário: