15
maio 2013, AngolaPress http://www.portalangop.co.ao
(Angola)
Luanda – Nos seus cinco anos de
existência, o Instituto Superior Técnico Militar (ISTM) tem sabido cumprir a
missão que lhe foi atribuída com o máximo rigor, dedicação e saber, cuidando da
formação de centenas de cidadãos angolanos provenientes de todo o território
nacional.
A afirmação é do ministro da Defesa Nacional, Cândido Pereira Van-Dúnem, que discursava no acto de comemoração do 5º aniversário do ISTM
Na sua intervenção, frisou que na
complexa missão, a instituição tem revestido a parte mais significativa dos
seus recursos materiais e humanos e aperfeiçoamento do homem, formando bons
militares, futuros líderes de excelência e bons cidadãos, como razão primordial
e única da sua existência para a pátria.
“Em cinco anos de existência constatamos que este estabelecimento militar do ensino superior atingiu diferentes níveis de desenvolvimento e de organização, para formar a qualificar cidadãos compenetrados na razão da pátria, para o desempenho das exigentes funções da vida militar”, sublinhou o ministro.
Realçou ainda, que a maior virtude do militar é combinar permanentemente a aprendizagem cientifico-técnica, com o dever de servir desinteressadamente a pátria e ao povo angolano de Cabinda ao Cunene.
“Para que saiam deste estabelecimento altamente preparados, do ponto de vista académico, físico e militar, é necessário que na inteligência e no coração de cada um de vós, esteja uma adesão esclarecida e empenhada, numa perspectiva de excelência, rigor e exigência”, concluiu.
A cerimónia contou com a presença do chefe do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA), general Geraldo Sachipengo Nunda, Comandante geral da Polícia Nacional (PN), Ambrósio de Lemos, membros do Executivo, comandantes dos ramos das FAA, oficiais generais, almirantes e comissários.
Fizeram também parte, representantes e adidos de Defesa junto das embaixadas acreditadas em Angola, dirigentes do ISTM, assim como reitores, directores e decanos das distintas universidades, institutos e faculdades.
Fundado a 15 de Maio de 2008 e localizado no Campo Militar do Grafanil, arredores de Luanda, o ISTM tem a responsabilidade de formar futuros oficiais, nos domínios da técnica e do saber castrense, capaz de garantir a soberania e a integridade nacional, através de um alto nível de preparação científica e tecnológica.
A instituição possibilita a formação de quadros militares até a graduação de licenciatura nas áreas de engenharia e medicina, passando a integrar no subsistema de ensino superior, tendo como missão o desenvolvimento das actividades de ensino, investigação científica e prestação de serviços à comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário