segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Timor-Leste/FRETILIN pede apoio à operação militar e à rendição pacífica

FRENTE REVOLUCIONÁRIA DO TIMOR-LESTE INDEPENDENTE
FRETILIN

Comunicado de imprensaDili, 25 de Fevereiro de 2008

(Texto original em inglês, tradução de Margarida/Timor Online)

Hoje a FRETILIN pediu aos seus seguidores para darem toda a assistência à operação militar em curso para capturar os amotinados das forças armadas suspeitos dos ataques em Dili em 11 de Fevereiro.
Ao mesmo tempo, o partido apelou aos foragidos armados para se renderem pacificamente de modo a evitar mais mortes e sofrimento.
O Presidente da FRETILIN Francisco Guterres LuOlo e o Secretário-Geral Mari Alkatiri fizeram o apelo numa conferência de imprensa no parlamento em Dili.
Ambos os oradores sublinharam que a FRETILIN não quer ver o povo de Timor-Leste a passar por mais mortes e sofrimentos durante o Estado de Sítio prolongado e as operações militares autorizadas pelo governo contra os grupos envolvidos nos ataques ao Presidente da República e o de facto Primeiro-Ministro.
“Em nome da FRETILIN e do seu grupo parlamentar apelamos a todos os grupos de foragidos armadas liderados pelo Sr. Gastão Salsinha para se renderem voluntariamente às forças de segurança,” disse o presidente do partido LuOlo.
O Secretário-Geral da FRETILIN Dr. Mari Alkatiri disse: “Apelamos ao povo, incluindo aos membros e apoiantes da FRETILIN para darem toda a assistência que puderem à operação de comando conjunto F-FDTL/PNTL para lhes dar a possibilidade de realizarem com sucesso as operações.”
O Dr Alkatiri apelou “especialmente a Gastão Salsinha e ao seu grupo armado para não resistirem às operações militares em curso contra eles. É melhor para vocês entregarem-se. Apenas se continuarem vivos poderão contribuir para o processo de alcançar a verdade e a justiça.”
Acrescentou: “O nosso povo já sofreu bastante, com muitos ainda a viverem sob tendas e oleados. Alguns ainda sofrem dos efeitos dos ferimentos da violência e alguns morreram. O nosso país não precisa de mais mortos e feridos. Por esta razão, o nosso partido, que é responsável perante o povo, apela a todos os grupos armados para se renderem e entregarem as armas, para podermos resolver a questão com justiça e paz.”
Ambos LuOlo e Alkatiri prometeram que a FRETILIN continuará a trabalhar no parlamento para assegurar que Timor-Leste não experimente mais mortes e sofrimentos desnecessários durante o Estado de Sítio.
“A FRETILIN repete os seus pedidos que fez desde o início da crise, que quaisquer pessoas que dão assistência aos grupos de foragidos armados devem deixar de dar porque se continuarem, isso apenas trará desgostos e sofrimentos para si e para as suas famílias,” acrescentou LuOlo.
Finalmente, a FRETILIN apelou a todas as maiores instituições em Timor-Leste, incluindo a Igreja Católica, outras organizações religiosas e ONG’s para contribuírem para encontrar um caminho que reforce o bem-estar de todos os Timorenses neste tempo de crise nacional.

Para mais Informação ligue a Nilva Guimarães, funcionária para os Media, Grupo Parlamentar da FRETILIN +670 7340389

Nenhum comentário: