sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Brasil/Siderúrgica Usipar pretende triplicar produção de ferro-gusa com parceiros chineses

São Paulo, Brasil, 22 fevereiro 2008 - A Usina Siderúrgica do Pará (Usipar) estuda, em parceria com a chinesa Minmetals, passar de 500 mil para 1,5 milhões de toneladas a sua produção de ferro-gusa, disse quarta-feira à macauhub o director financeiro do grupo controlador da fábrica.
Para o terceiro trimestre de 2009, a Usipar já prevê a entrada em funcionamento de um alto forno, construído com a Minmetals, que elevará o volume de ferro-gusa produzido para 1 milhão de toneladas.
Agora, a empresa chinesa e a Companhia Siderúrgica do Pará (Cosipar) trabalham em um novo estudo, a ser concluído até o mês que vem, que estabelece como objectivo levar a produção a 1,5 milhão de toneladas, em prazo ainda não definido.
O director financeiro e de novos negócios da Cosipar, Luis Guilherme Monteiro, afirmou que o estudo prevê também o início da produção de aço.
"A parceria está em processo de estudo, especificação de equipamentos e levantamento de investimento", adiantou o director da Cosipar.
"Como é um investimento maior, precisamos de um estudo mais pormenorizado", disse.
A parceria da Cosipar com a Minmetals inciou-se há aproximadamente cinco anos, quando a empresa chinesa começou a fornecer equipamento para a produção, no norte do Brasil, de ferro-gusa - matéria-prima metálica usada, entre outras coisas, para fazer o aço.
Para além dos projectos de aumento de produção de ferro-gusa, as duas empresas trabalham em uma sinterização (dispositivo que aglomera partículas de ferro, formando o granulado usado nos fornos) com capacidade para 800 mil toneladas.
Técnicos chineses estão actualmente na unidade da Usipar, no município de Barcarena, no Estado do Pará (região norte do Brasil), acompanhando a transferência de tecnologia e a instalação dos equipamentos.
Luis Guilherme Monteiro disse à macauhub que a parceria com a Minmetals deve também reforçar a participação da Cosipar no mercado asiático.
"No ano passado, vendemos para a China 30 mil toneladas [de ferro-gusa], mas acreditamos que teremos mais oportunidades este ano por causa da parceria [com a Minmetals] e da procura do mercado", adiantou o director financeiro.
O representante da Cosipar disse ainda que a busca de clientes na China e na Europa faz parte da estratégia da empresa para diversificar o seu mercado, hoje concentrado, sobretudo, nos Estados Unidos.
Actualmente, a Cosipar é a maior exportadora de ferro-gusa do Brasil tendo, em 2007, vendido 1,2 milhões de toneladas, de produção própria ou de terceiros. (macauhub)

Nenhum comentário: