sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

China/Siderúrgicas chinesas dispostas a aceitar 65 por cento de aumento no preço do minério de ferro

Pequim, China, 22 fevereiro 2008 - O aumento de 65 por cento no preço do minério de ferro que a brasileira Vale venderá ao Japão e à Coreia do Sul abre um precedente que as empresas chinesas deverão aceitar, comentava quinta-feira a imprensa chinesa.
O aumento de preço que a Vale negociou com as siderúrgicas japonesas Nippon Steel e JFE Steel e com a POSCO, da Coreia do Sul, vai estabelecer um preço padrão para o mercado global do minério em 2008, de acordo com a agência noticiosa estatal Nova China, que citava um analista do portal Umetal.com.
A Baosteel, maior fabricante chinês de ferro e aço, representa os produtores da China nas negociações do preço do minério de ferro com as principais fornecedoras mundiais, num processo que ainda está a decorrer.
No entanto, diz a Nova China, citando o analista Hou Wei, “os maiores fabricantes de aço do país poderão seguir o exemplo das empresas japonesas e sul-coreanas e aceitar o aumento de 65 por cento, de acordo com práticas internacionais anteriores”.
A Vale, maior fornecedor de minério de ferro do mundo, já concluiu as negociações sobre o preço de minério de ferro para 2008 com o maior fabricante de aço da Alemanha, ThyssenKrupp Steel, que se saldaram por um acordo para um aumento de 65 por cento.
O Brasil é o terceiro maior fornecedor de minério de ferro à China que é o maior consumidor mundial da matéria-prima, responsável por pouco mais de 40 por cento das importações globais.
A Vale é o veículo das exportações brasileiras de minério de ferro para a China.
Segundo o Ministério do Comércio da China, as exportações brasileiras de ferro para a China excederam 100 milhões de toneladas pela primeira vez em 2007, um aumento de seis por cento face a 2006.
A China produziu em 2007 um total de 489,2 milhões de toneladas de aço cru e 469,4 milhões de toneladas de ferro, um aumento superior a 15 por cento em relação a 2006, segundo os dados da AAFC.
As exportações de aço subiram 58 por cento, atingindo 54,88 milhões de toneladas, de acordo com os mesmos dados. (macauhub)

Nenhum comentário: