Lusaka, 25 fevereiro 2008 (Do enviado especial) – Os peritos de finanças da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) estão reunidos desde a manhã de hoje (segunda-feira), em Lusaka, Zâmbia, para adoptar uma agenda do Conselho de Ministros, a realizar-se de 28 a 29 deste mês.
Dos temas em análise, consta a proposta de orçamento de mais de USD 50 milhões, a estiagem e a crise energética na região, assim como a preparação da Conferência Internacional sobre a Pobreza e Desenvolvimento, segundo o secretário-executivo da SADC, o angolano João Caholo, em declarações aos jornalistas.
De acordo com João Caholo, os peritos discutem ainda a preparação da conferência consultiva e da reunião cimeira entre os órgãos da organização, o Mercado Comum da África Oriental e Austral (COMESA) e a Comunidade da África Oriental.
Outros pontos em abordagem referem-se à abolição do Comité Integrado de Ministros e à criação dos comités ministeriais sectoriais, em sua substituição, bem como a análise do relatório das actividades realizadas no quadro dos acordos de parceria económica com a União Europeia (UE).
O encontro de peritos da SADC reserva igualmente a apreciação do relatório sobre o exercício de avaliação do secretariado, no que toca o desempenho das suas instituições, decorrente da aprovação pela troika, em Novembro passado, da reestruturação do seu actual formato.
A SADC é uma organização regional integrada por 14 países, designadamente Angola, África do Sul, Botswana, Zâmbia, Zimbabue, Tanzânia, República Democrática do Congo, Moçambique, Lesoto, Ilhas Maurícias, Ilhas Seycheles, Namíbia, Swazilândia e Madagáscar. (AngolaPress)
Nenhum comentário:
Postar um comentário