sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Angola/Zona de comércio livre da SADC ainda este ano

Luanda, Angola, 29 fevereiro 2008 - A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC, na sigla em inglês) vai pôr em funcionamento, ainda este ano, a sua zona de comércio livre, anunciou quinta-feira, em Luanda, o consultor do bloco regional Gideon Phiri, do Botswana.
Falando à imprensa, à margem de uma sessão de formação sobre “História da SADC”, na sala de reuniões da Alfândega de Luanda, Gideon Phiri disse que a zona de livre comércio da organização vai ser criada com base no Protocolo de Comércio existente desde 2000 e actualmente em aplicação em alguns estados membros.
Segundo Gideon Phiri, com a aplicação do Protocolo do Comércio as trocas comerciais na comunidade aumentaram consideravelmente e nota-se maiores esforços na integração dos sectores da energia, águas e transportes, bem como na busca de apoio para o seu desenvolvimento.
Questionado sobre as desigualdades em termos de desenvolvimento económico entre os membros da comunidade e a viabilidade do mercado comum, o especialista explicou que os países menos desenvolvidos vão obter as mercadorias dos mais desenvolvidos com isenção de imposto.
Para evitar assimetrias e para o êxito do mercado comum, a SADC vai equiparar e adequar os países com níveis de desenvolvimento diferentes, isto é, enquanto Moçambique exporta as suas mercadorias para África do Sul à taxa zero os produtos sul-africanos que entrarem no mercado moçambicano não poderão beneficiar de isenção por alguns anos, para haver um equilíbrio entre as economias”, exemplificou o consultor.
A sessão de formação sobre “História da SADC”, “Protocolo de Comércio e Processo de Integração Regional”, “Plano Estratégico Indicativo de Desenvolvimento Regional (RIDSP), entre outros temas, visa dotar os participantes de conhecimentos sobre o organização, tendo nela participado 150 pessoas, entre funcionários das Alfândegas e de agentes do sector público e privado.
A SADC foi constituída em 1992 e conta com 14 membros, nomeadamente Angola, África do Sul, Botswana, Lesotho, Ilhas Maurícias, Malawi, Moçambique, Namíbia, República Democrática do Congo, Swazilândia, Seichelles, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabué. (macauhub)

Nenhum comentário: