quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Amorim diz que encontro marca aproximação entre países árabes e sul-americanos

Ana Luiza Zenker* /Agência Brasil

Brasília, 20 fevereiro 2008 - O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, afirmou hoje (20), durante a abertura da 2ª Reunião de Ministros das Relações Exteriores da América do Sul e dos Países Árabes (Aspa), que o encontro "marca a consolidação definitiva da aproximação entre os países árabes e sul-americanos, tão estimada pelo presidente Lula [Luiz Inácio Lula da Silva]".
Ao explicar o porquê da reunião, Amorim disse que "se trata de romper as barreiras psicológicas que dividem as regiões, e que pode ser o interesse de alguns países desenvolvidos mantê-las para que a relação se dê a partir da visão dos mais ricos", mas indicou que o encontro "rompe definitivamente essa barreira".
O chanceler brasileiro disse que "a paz é o objetivo principal" e concordou com o príncipe e ministro de Relações Exteriores da Arábia Saudita, Saud Al-Faisal, de que "a pobreza é onde germina o terrorismo".
Amorim destacou ainda a importância da relação bilateral entre Brasil e Argentina, um dia antes da visita oficial que o presidente Lula fará à presidente argentina, Cristina Kirchner, ao assegurar que para o Brasil a relação com o país vizinho "é a mais estratégica de nossas relações".
Durante o encontro, os dois presidentes abordarão assuntos bilaterais. No sábado (23) pela manhã, o presidente da Bolívia, Evo Morales, se somará a seus colegas em um café da manhã de trabalho que terá foco na questão energética.
Amorim também destacou a "abertura de linhas aéreas" para aprofundar os laços comerciais e fez um convite para aumentar a cooperação na área de ciência e tecnologia, porque "não é possível que sempre nosso desenvolvimento tecnológico seja dependente do que vem dos Estados Unidos e da Europa".
Amanhã (21) será realizada a segunda sessão plenária da reunião quando será divulgada a Declaração de Buenos Aires.

*Com informações da Agência Telam.

http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2008/02/20/materia.2008-02-
20.1675457215/view

Nenhum comentário: