terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Moçambique/Estratégias para saúde da mulher e criança

Maputo, 19 fevereiro 2008 - As autoridades moçambicanas estão à procura de uma estratégia governamental para a melhoria do estado de saúde da mulher e da criança. É dentro desse quadro que amanhã, o Presidente da República, Armando Guebuza, vai proceder, na capital do país, ao lançamento da Iniciativa Presidencial para a Saúde da Mulher e da Criança, durante a qual vai se reunir com representantes de diversos segmentos da sociedade moçambicana.
Nos encontros, a decorrerem durante cinco dias no Centro de Conferências Joaquim Chissano, o Chefe do Estado pretende colher o que mais se pode fazer para melhorar o estado de saúde da mulher e da criança, que constituem dois terços da população moçambicana.
É, com efeito, sobre este grupo social que ocorrem as altas taxas de mortalidade, uma situação que preocupa sobremaneira o Chefe do Estado.
“Nos encontros o Presidente da República pretende ouvir as diversas sensibilidades sobre o que mais se pode fazer em prol da saúde da mulher e da criança e que contribuição é que cada um pode dar”, disse ontem em Maputo o titular da pasta da Saúde, Ivo Garrido, ao anunciar o lançamento da iniciativa presidencial.
Disse que no primeiro Guebuza vai se reunir com os trabalhadores do sector da Saúde e, no dia seguinte com as mulheres e líderes religiosos, para no terceiro se encontrar com os líderes comunitários. No dia 25 de Fevereiro corrente o estadista vai presidir a abertura da Reunião Nacional de Saúde Materno Infantil.
Referiu que a reunião com o pessoal da Saúde resulta do facto de ser este que trata os doentes, sendo que o encontro com a mulher visa permitir que esta possa falar da sua saúde e da criança, cuja situação é descrita como preocupante, sobretudo nas zonas rurais. Actualmente calcula-se que a taxa de mortalidade infantil seja de 124 em cada 1000 nados vivos com um ano de idade.
Há dois anos o Presidente da República chamou o pessoal da Saúde, a quem manifestou a sua preocupação porque o estado de saúde não registava melhorias, tendo na ocasião lançado a iniciativa presidencial de luta e prevenção do HIV/SIDA, conforme assinalou o titular da pasta do sector.
Espera-se que depois dos encontros que iniciam amanhã se possam tomar decisões sobre estratégias a adoptar com vista a melhorar a saúde da mulher e da criança. (Notícias)

Nenhum comentário: