quarta-feira, 30 de março de 2016

Brasil/Dia 31: Manifestações contra o golpe no Brasil e no exterior


29 março 2016, Vermelho http://www.vermelho.org.br (Brasil)


Cada vez mais um grito ecoa em defesa da democracia: "Não vai ter golpe". Na próxima quinta-feira (31), grandes manifestações ocorrerão nas principais cidades do país e no exterior, contra o impeachment sem fundamentos legais orquestrado pela direita, para derrubar a presidenta Dilma Rousseff, que foi reeleita com 54 milhões de votos nas últimas eleições. 


O dia nacional de mobilização contra o golpe, foi convocado pela Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo, organizações do movimento social que unificam forças em um contexto político de retrocessos. Além dos atos que ocorrerão nas principais cidades do país, a expectativa é realizar uma grande marcha em Brasília na próxima quinta-feira (31), com a participação de delegações vindas de todo o Brasil.

Confira abaixo onde será a manifestação em sua cidade

Brasília- (DF)

Local: Concentração no Estádio Mané Garrincha, segue até o Congresso Nacional, às 14h

São Paulo (SP)


Local: Canto da Democracia na Praça da Sé, às 16h

Alagoas

Maceió (AL)

Brasil/LA Times expõe o absurdo: Presidenta idônea é julgada por corruptos



29 março 2016, Vermelho http://www.vermelho.org.br (Brasil)
 

"Os políticos que votam o impeachment da presidente do Brasil são mais acusados de corrupção que ela". Este é o título de matéria publicada nesta segunda-feira (28) pelo jornal norte-americano Los Angeles Times, que expõe a contradição e o absurdo do atual cenário político brasileiro.

O periódico dos Estados Unidos divulga um levantamento feito pela ONG Transparência Brasil sobre os políticos que estão responsáveis por analisar o pedido de impeachment. A partir dos dados fornecidos, o jornal conclui: “A Comissão do Congresso que ajudará a decidir o destino de Dilma Rousseff tem seus próprios problemas jurídicos”. Dos 65 membros da Comissão do Impeachment, 37 enfrentam acusações de corrupção ou outros crimes graves.

"Cinco membros da comissão são acusados de lavagem de dinheiro, outros 6 de conspiração e 19 são investigados por irregularidades nas contas; 33 são acusados ou de corrupção ou de improbidade administrativa; ao todo, 37 membros foram acusados, alguns deles de crimes múltiplos", afirma o jornal.

O texto mostra que a comissão, na verdade, é um espelho do próprio Congresso, já que dos 513 deputados brasileiros, 303 estão sendo investigados por graves

Brasil/10 COISAS QUE O BRASIL INTEIRO PRECISA SABER



28 março 2016, Carta Maior http://cartamaior.com.br (Brasil)

Igor Fuser *


O pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff não tem NADA A VER com a Operação Lava Jato, nem com qualquer outra iniciativa de combate à corrupção.

É preciso avisar tod@s @s brasileir@s, informar de um modo tão claro e objetivo que até as carrancas do Rio São Francisco tenham conhecimento de que:

1. O pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff não tem NADA A VER com a Operação Lava Jato, nem com qualquer outra iniciativa de combate à corrupção. Dilma não é acusada de roubar um único centavo. O pretexto usado pelos políticos da oposição para tentar afastá-la do governo, a chamada “pedalada fiscal”, é um procedimento de gestão do orçamento público de rotina em todos os níveis de governo, federal, estadual e municipal, e foi adotado nos mandatos de Fernando Henrique e de Lula sem qualquer problema. Ela, simplesmente, colocou dinheiro da Caixa Econômica Federal em programas sociais, para conseguir fechar as contas e, no ano seguinte, devolveu esse dinheiro à Caixa. Não obteve nenhum benefício pessoal e nem os seus piores inimigos conseguem acusá-la de qualquer ato de corrupção.

2. O impeachment é um golpe justamente por isso, porque a presidente só pode ser afastada se estiver comprovado que ela cometeu um crime -- e esse crime não aconteceu, tanto que, até agora, o nome de Dilma tem ficado de fora de todas as investigações de corrupção, pois não existe, contra ela, nem mesma a mínima suspeita.

3. Ao contrário da presidenta Dilma, os políticos que pedem o afastamento estão mais sujos que pau de galinheiro. Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que como presidente da Câmara é o responsável pelo processo do impeachment, recebeu mais de R$ 52 milhões só da corrupção na Petrobrás e é dono de depósitos milionários em contas secretas na Suíça e em outros paraísos fiscais. Na comissão de deputados que analisará o pedido de impeachment, com 65 integrantes, 37 (mais da metade!) estão

Abya Yala, Pátria Grande/América Latina se mobiliza em defesa da democracia brasileira



29 março 2016, Vermelho http://www.vermelho.org.br (Brasil)
 
Nesta quinta-feira (31) milhares de brasileiros sairão às ruas de todo país para defender a legalidade e a democracia. Diferente da mobilização realizada no último dia 18, desta vez, a luta contra golpe atravessará as fronteiras e mobilizará também os povos irmãos do continente.
 

Em vídeo, o movimento Conexões em Luta convoca todos os povos da América Latina para sair em defesa da democracia porque “o golpe é contra a integração”. “O golpe contra a democracia brasileira é o golpe contra a integração da América Latina, contra o nosso direito de sonhar, contra nosso direito de integrar, de construir juntos a possibilidade do impossível”.

No vídeo, militantes de diversos países, entre eles Argentina e Colômbia, destacam os avanços obtidos na última década depois de séculos de exploração. Neste novo processo democrático, progressista, trabalhadores, mulheres, camponeses, negros, jovens e indígenas passaram a ocupar espaços de

Brasil/Igreja Episcopal e Anglicana pede respeito à democracia



28 março 2016, Vermelho http://www.vermelho.org.br (Brasil)
 
 
Assim como diversas instituições religiosas, a Igreja Episcopal e Anglicana do Brasil (IEAB) divulgou nota na qual defende o respeito às leis e ao Estado Democrático de Direito no Brasil. “Estão em jogo dois projetos de sociedade: um que prega a continuidade dos avanços dos direitos sociais da maioria do povo brasileiro e outro que se constrói sobre pressuposto conservador, autoritário e que serve apenas às elites e seus interesses”, diz o texto.
 
A nota conclama o povo brasileiro a respeitar democracia, “construída a duras penas e banhada pelo sangue de homens e mulheres que deram a sua vida a serviço das causas libertárias de uma sociedade justa”.

A IEAB afirma ainda que investigações para o combate à corrupção “são legítimas somente quando existam provas concretas e quando garantem o direito à ampla defesa. Interesses corporativos de órgãos da grande mídia não podem e não devem

Brasil/CONGRESSO VIROU SINDICATO DE LADRÕES -- Safatle



28 março 2016, Brasil 247 http://www.brasil247.com (Brasil)

O filósofo Vladimir Safatle afirmou, em entrevista à TV Brasil, que o Congresso Nacional se transformou uma espécie de "sindicato de ladrões"; para ele, a atual composição do parlamento nacional não tem a menor condição de julgar um pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff; "Na comissão do impeachment, são 31 deputados indiciados. Como alguém indiciado pode julgar uma presidente da república? Fora que quem comanda tudo isso é o presidente da Câmara, que o procurador-geral da República classificou como um delinquente", disse.

247 - O filósofo Vladimir Safatle afirmou, em entrevista à TV Brasil, que o Congresso Nacional se transformou uma espécie de "sindicato de ladrões". Para ele, a atual composição do parlamento nacional não tem a menor condição de julgar um pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

"O impeachment tem uma perspectiva golpista. O objeto da ação que

Brasil/Evangélicos lançam manifesto em defesa da democracia



28 março 2016, ADITAL Agência de Informação Frei Tito para América Latina http://site.adital.com.br (Brasil)

O grupo Missão na Íntegra, que reúne pastores e líderes evangélicos, em 25 estados brasileiros, lança um manifesto em defesa do Estado democrático de direito. O documento, que aponta críticas sobre os procedimentos adotados na Operação Lava Jato, foi protocolado no Congresso Nacional e encaminhado também para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Está previsto ainda um ato, na próxima segunda, 28 de março, em que evangélicos convidarão juristas e intelectuais para uma conversa sobre a legalidade da Operação. Segundo os organizadores, a iniciativa busca romper com a visão de que os protestantes estão quase sempre associados ao retrocesso e à intolerância. A ideia é abrir espaço para o debate e alertar para a importância de se preservar a democracia no país.

O manifesto assinala que os evangélicos signatários rejeitam

BRICS, БРИКС/BRASIL, ASSIM COMO A RÚSSIA, ESTÁ SOB ATAQUE DA ‘GUERRA HÍBRIDA’



29 março2016, Sputnik Brasil http://br.sputniknews.com (Rússia)

Em seu mais recente artigo, o analista de geopolítica internacional Pepe Escobar analisa o atual cenário político do Brasil à luz da influência externa sobre o país. Para ele, tanto o Brasil, como a Rússia, estão sob ataque do que o autor chama de ‘Guerra Híbrida’, uma mistura de ‘revolução colorida’ com ‘guerra não-convencional.

Para o analista, a matriz ideológica e o modus operandi das ‘revoluções coloridas’ – como as manifestações na Ucrânia — hoje são uma questão de domínio público. Não tanto o conceito de Guerra Não-convencional.

Este conceito foi explicitado no Manual de Forças Especiais de Guerra Não-convecional (2010) da seguinte forma: “A intenção dos esforços dos Guerra Não Convencional dos EUA é explorar uma vulnerabilidade de hostis poderes políticos, militares, econômicos e psicológicos, através do desenvolvimento e sustentação de forças de resistência para realizar os objetivos estratégicos dos EUA… Para o futuro próximo, as forças americanas estarão predominantemente envolvidas operações irregulares de guerra não-convencional".

Escobar argumenta que os poderes "hostis" são classificados não só no sentido militar; qualquer Estado que

sábado, 26 de março de 2016

Brasil/Contra o golpe, 30 mil cercam a Globo em SP



24 março 2016, Brasil247 http://www.brasil247.com http (Brasil)


Cerca de 30 mil pessoas cercaram a sede da Rede Globo em São Paulo na noite desta quinta (24), ao finalizar manifestação em defesa da democracia; o protesto pacífico, intitulado "Ato em Defesa da democracia - A saída é pela esquerda", realizou uma marcha por algumas vias da capital paulista; os manifestantes são favoráveis a permanência da presidente Dilma Rousseff no governo e contra o impeachment; o movimento acusa a Globo de "apoiar um golpe contra a democracia no país"; "Chegamos ao final da marcha no local que é o simbolo de um golpe que está sendo arquitetado no país", disse

Brasil/Vídeo: Arcebispo é chamado de comunista e agredido durante missa de Páscoa



25 março 2016, Jornal Opção http://www.jornalopcao.com.br (Brasil)

Por Larissa Quixabeira


Odilo celebrava a primeira missa da semana santa, na Catedral da Sé, em São Paulo, quando uma mulher o agrediu aos gritos

O arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, foi agredido ao final da missa que abriu as celebrações da Páscoa na manhã da última quinta-feira (24) na Catedral da Sé, em São Paulo.

Uma mulher que assitia à celebração e tentou subir no altar durante a missa conseguiu, ao final, agarrar o arcebispo pelas costas, levando a mão em direção ao rosto de Dom Odilo, que ficou arranhado. Ambos caíram

Brasil/Conselho Mundial de Igrejas pede respeito à democracia no Brasil



25 março 2016, Vermelho http://www.vermelho.org.br (Brasil)


 Olav Fykse, secretário geral do Conselho Mundial de Igrejas


O Rev. Dr. Olav Fykse Tveit, secretário geral do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), externou sua preocupação em relação às atuais turbulências sociais e políticas no Brasil, exortando às igrejas cristãs e a todos os setores da sociedade brasileira “a defenderem os princípios democráticos, respeitarem os direitos humanos fundamentais e assegurarem a liberdade de expressão e opinião a todos"

Em declarações feitas no

Brasil/ONU Mulheres condena violência política sexista contra Dilma



24 março 2016, Vermelho http://www.vermelho.org.br (Brasil)

 

A Organização das Nações Unidas para as Mulheres (ONU Mulheres) condenou nessa quinta-feira (24) a "violência sexista" contra a presidenta brasileira Dilma Rousseff e pediu que se proteja o Estado de direito no país. "A ONU Mulheres observa com preocupação o contexto político brasileiro e apela publicamente à salvaguarda do Estado Democrático e de Direito", afirma a nota

"A ONU Mulheres condena todas as formas de

Brasil/Cepal, organismo das Nações Unidas, expressa firme apoio a Dilma Rousseff



23 março 2016, Resistencia http://www.resistencia.cc (Brasil)

Alicia Bárcena, Secretária Executiva da Cepal / Foto: EFE/Orlando Barría

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) emitiu nesta terça-feira (22) uma mensagem dirigida a Presidenta Dilma Rousseff, respaldando a plena vigência do Estado Democrático de Direito e o exercício das atribuições do Executivo Brasileiro.

Em uma declaração pública, a Secretária Executiva do Organismo das Nações Unidas, Alicia Bárcena, manifestou sua preocupação pelas ameaças à estabilidade democrática e reconheceu os avanços sociais e políticos que o Brasil tem vivido na

Brasil/IMPRENSA INTERNACIONAL DENUNCIA O GOLPE NO BRASIL



24 março 2016, Carta Maior http://cartamaior.com.br (Brasil)

Tatiana Carlotti

 



Enquanto a Globo abre os caminhos para a marcha do Estado policial no país, periódicos internacionais alertam sobre a ofensiva contra o Estado democrático.

Enquanto o PIG (Partido da Imprensa Golpista), Organizações Globo à frente, abre os caminhos para a marcha do Estado policial no país, periódicos internacionais alertam o mundo sobre a ofensiva contra o Estado democrático de direito no Brasil.

Publicações como o Der Spiegel (Alemanha), The Economist (Inglaterra), El País (Espanha), Público (Portugal), The Guardian (Inglaterra), Página 12 (Argentina) e até mesmo a rede de televisão Al-Jazeera, entre outras, denunciam a ameaça contra a democracia brasileira. E mais: boa parte desses veículos destaca o protagonismo da mídia brasileira no golpe.

Um exemplo é a publicação alemã Der Spiegel. Sob o título “A Crise Institucional no Brasil: Um Golpe Frio”, no último sábado (19.03.2016), em seu online, a Spiegel citou textualmente a participação das Organizações Globo em

Brasil/25/03/2016 – CLIPPING INTERNACIONAL

25 março 2016, Carta Maior http://cartamaior.com.br (Brasil)

Jornalista indiano relata a construção preparada para que o golpe da direita pareça uma revolta popular contra um governo corrupto.

Público, Portugal 25.03.2016
Trata da divulgação da lista da Odebrecht que envolve cerca de 300 políticos. Uma “lista ecumênica” segundo o jornal. E que o “drama da política brasileira virou tragédia”. E registra: quem não está na lista são a Presidente Dilma e o ex-presidente Lula. Quase todos os demais políticos de importância estão.
https://www.publico.pt/mundo/noticia/na-folha-de-pagamentos-da-odebrecht-esta-quase-toda-a-republica-brasileira-1727144

The Guardian, Inglaterra, 25.03.2016
Matéria sobre a entrevista concedida ontem pela presidente Dilma. O tom é marcado pela decisão da presidente estar firme e de que não é uma mulher fragil e, qualquer tentativa de removê-la do cargo seria ilegal e

quinta-feira, 24 de março de 2016

Brasil/TEORI NÃO SE ACOELHOU: O FASCISMO ATACA SUA FAMÍLIA



23 março 2016, Carta Maior EDITORIAL http://cartamaior.com.br (Brasil)



por: Saul Leblon

Insultaram Dilma, depois Mantega, em seguida o ex-ministro Padilha, Lula, Jacques Wagner e agora o filho de um ministro do STF, Teori Zavascki.

Nazistas marcavam as casas dos judeus com uma estrela de David; era a senha: ali seriam colhidas as vítimas para os campos de concentração, seus bens seriam pilhados, a casa expropriada, sua existência física e civil dissolvida no estado de exceção.

Hoje o método eletrônico é mais eficaz e fulminante:  fornece-se o endereço das vítimas na rede  -- como fez o roqueiro Lobão com o filho do Ministro do STF, Teori Zavascki, que teve a sua casa cercada por bandos raivosos nesta noite de terça-feira.

Ato contínuo, milícias cevadas diuturnamente pelo ódio midiático destilado contra o PT, os partidos, a política e, portanto, o Estado de Direito, as garantias individuais e a democracia, saem sedentas de tacape nas mãos para fazer o que é preciso.
  
Seguem o exemplo de

Brasil/Polícia reforça segurança de Teori e do STF após ameaças

23 março 2016, Vermelho http://www.vermelho.org.br (Brasil)

O ministro da Justiça, Eugênio Aragão, determinou nesta quarta-feira (23), que a Força Nacional, a Polícia Federal, além do Gabinete de Segurança da Presidência da República reforcem a segurança dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A própria polícia do STF também está em alerta máximo.


Medida foi tomada após um grupo intitulado La Banda Vida Loka fazer ataques em frente à residência do ministro Teori Zavascki, depois que ele determinou que o juiz Sérgio Moro remeta para o STF o caso relacionado ao grampos ilegais de conversas entre a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Relator da Lava-Jato no

Brasil/Decisão de Teori expõe arbitrariedades de Moro; leia a íntegra

23 março 2016, Vermelho http://www.vermelho.org.br (Brasil)

A decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, que determinou o envio à Corte de todas as investigações relativas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, reconhece explicitamente ilegalidades cometidas no bojo da Operação Lava Jato. Ajuda, assim, a expor as arbitrariedades do  juiz Sergio Moro e a retomar "a primazia da lei", como bem disse a presidenta Dilma Rousseff.

Na sua determinação, Zavascki se atém a lei e, por isso mesmo, cobra explicações de Moro. De acordo com o ministro, a decisão do juiz de Curitiba de decretar o fim do sigilo dos grampos telefônicos envolvendo Lula, Dilma, ministros e parlamentares foi ilegal e inconstitucional por dois motivos.

Primeiro, por ter sido emitida por juízo que, naquele momento, era incompetente para a causa, “ante a constatação, já confirmada, do envolvimento de autoridades com prerrogativa de foro, inclusive a própria Presidente da República”.

O segundo motivo, de acordo com o ministro do STF, é “porque a divulgação pública das conversações telefônicas interceptadas, nas circunstâncias em que ocorreu, comprometeu o direito fundamental à garantia de sigilo, que tem assento constitucional”. “O art. 5o, XII, da Constituição somente permite

Brasil/Lula: ‘Não podemos nos dividir entre vermelhos e verde-amarelos’



23 março 2016, http://www.brasil247.com (Brasil)


Durante encontro com sindicalistas em São Paulo, ex-presidente Lula disse que "não podemos aceitar o ódio que está sendo destilado no nosso País"; "Não podemos nos dividir entre vermelhos e verde-amarelos. Temos que nos dividir entre aqueles que querem o pobre vá para a universidade, que o pobre saia da miséria, e os que não querem", discursou; Lula disse que irá esperar "pacientemente" o desfecho sobre sua posse como ministro da Casa Civil, mas assegurou que ajudará a presidente Dilma a governar o País; "Se enganam aqueles que pensam que eu só vou ajudar a Dilma se eu for ministro", afirmou; ao comentar a divulgação de grampos de conversas privadas suas, declarou estar "enojado com o comportamento de determinados setores de comunicação"; no ato, sindicalistas das seis maiores centrais do País aprovaram manifesto contra o golpe e em apoio a Lula

247 – Em discurso durante encontro com líderes sindicais em São Paulo, na noite desta quarta-feira 23, o ex-presidente Lula ressaltou

Brasil/Senadores apresentam reclamação disciplinar contra o juiz Sérgio Moro



22 março 2016, Vermelho http://www.vermelho.org.br (Brasil)

Diversos senadores apresentaram na tarde desta terça-feira, uma reclamação disciplinar contra o Juiz de direito da 13ª Vara Federal de Curitiba – Paraná Dr. Sérgio Fernando Moro no Conselho Nacional de Justiça.

A reclamação baseia-se na divulgação das gravações entre o ex-presidente Lula e a presidenta Dilma Rousseff. Segundo o documento entregue pelos parlamentares "é possível ter toda clareza de que ao levantar o sigilo telefônico o juiz Sérgio Moro tinha plena consciência de que se tratava de uma interceptação feita de forma ilegal, fora do horário determinado para seu fim, e que envolvia a Presidenta da República, expondo-a a perigo de lesão, em afronta inclusive ao art. 1º, III, da Lei nº 7.170/83 (Lei de Segurança Nacional)".

Os senadores destacaram também na Reclamação que o próprio juiz Sérgio Moro admitiu, em nota, que a escuta foi ilegal, porque feita horas depois que ele havia determinado a suspensão, "Desnecessário dizer que a simples admissão pelo juiz de que a prova fora irregular basta para que seja considerada nula. Não ver “maior relevância” em gravação feita após o horário autorizado, bem como que a Presidenta da República encontrava-se nas gravações somente é fato que demonstra seu desprezo pelo devido processo legal, pelo Estado de Direito e pelas instituições" afirmam os parlamentares no documento.

A petição apresentada pede que o CNJ tome as medidas disciplinares contra o juiz Sérgio Moro com base nos grampos ilegais.

Leia abaixo a íntegra do pedido dos senadores:

EXMO. SR. MINISTRO ENRIQUE RICARDO LEWANDOWSKI – MM PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA – CNJ

A lei de processo é o prolongamento e a efetivação do capítulo constitucional sobre os direitos e as garantias individuais, protegendo os acusados, impondo normas que devem ser seguidas nos processos contra eles instaurados e impedindo que eles sejam entregues ao arbítrio

Brasil/"Vai ter Luta": Movimento social fortalece coro em favor da democracia



22 março 2016, Vermelho http://www.vermelho.org.br (Brasil)




Mulheres, negros, trabalhadores, estudantes, sem-terra e parlamentares, entre outros representantes do movimento social, se manifestaram no dia 18 de março, em São Paulo, contra o golpe e em defesa da democracia. A Tv Vermelho registrou o clima de festa e luta na avenida paulista. As palavras de ordem “Não vai ter golpe” e “fora Cunha” foram as mais repetidas. Mesmo blindado pela mídia, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, foi alvo de protestos.

Assista também:

Do Portal Vermelho