quarta-feira, 30 de março de 2016

Abya Yala, Pátria Grande/América Latina se mobiliza em defesa da democracia brasileira



29 março 2016, Vermelho http://www.vermelho.org.br (Brasil)
 
Nesta quinta-feira (31) milhares de brasileiros sairão às ruas de todo país para defender a legalidade e a democracia. Diferente da mobilização realizada no último dia 18, desta vez, a luta contra golpe atravessará as fronteiras e mobilizará também os povos irmãos do continente.
 

Em vídeo, o movimento Conexões em Luta convoca todos os povos da América Latina para sair em defesa da democracia porque “o golpe é contra a integração”. “O golpe contra a democracia brasileira é o golpe contra a integração da América Latina, contra o nosso direito de sonhar, contra nosso direito de integrar, de construir juntos a possibilidade do impossível”.

No vídeo, militantes de diversos países, entre eles Argentina e Colômbia, destacam os avanços obtidos na última década depois de séculos de exploração. Neste novo processo democrático, progressista, trabalhadores, mulheres, camponeses, negros, jovens e indígenas passaram a ocupar espaços de
decisões coletivas, este é um dos tantos direitos que precisam ser defendidos.

“Há mais de 200 anos da independência, os povos latino-americanos, divididos por ditaduras militares e econômicas, se reuniram para reviver um velho, e sempre novo, sonho de integração e soberania. Pessoas diferentes começaram a ocupar posições nas instituições públicas. Pessoas diferentes de um continente desconhecido, esquecido e desterrado da sua própria identidade.” 


Os ativistas destacam ainda que “avanços sociais sem precedentes aconteceram na última década, e a integração regional avançou mais rápido do que a própria articulação da União Europeia. Entretanto, muitos erros têm sido cometidos e uma década não foi suficiente para transformar contradições históricas de dependência e desigualdade. A democracia é o maior patrimônio social, e é o único caminho para estruturar garantias sólidas de justiça, emancipação e igualdade”.

Por todos estes motivos, os movimentos sociais da América Latina convocam o povo para sair às ruas e dizer “Golpe nunca mais”.

Nenhum comentário: