São Tomé, 02/08 - A Agência Nacional de Petróleo de São Tomé e Príncipe (ANP) organiza desde hoje, quinta-feira, em São Tomé um seminário sobre estudos petrolíferos da zona económica exclusiva, cujo leilão dos blocos está previsto para 2008, indica um comunicado de imprensa da instituição, referido pela "Panapress".
Segundo a fonte, durante o seminário serão apresentados estudos sobre a prospectividade e o desenvolvimento do modelo económico para a zona económica exclusiva de São Tomé e Príncipe.
De acordo com a nota de imprensa da ANP, os estudos contaram com a assistência técnica do consórcio britânico constituído pela British Geological Survey e pela Aberden University Petroleum Economic Consultants.
Há pouco mais de três semanas, técnicos da Agência Nacional de Petróleo revelaram a identificação de 18 locais com hidrocarbonetos, no âmbito do processo que visa a publicação dos estudos sísmicos realizados na zona marítima exclusiva de São Tomé e Príncipe.
As autoridades santomenses agendaram para 2008 o processo de leilão de blocos de petróleo da zona marítima exclusiva com apoio do Banco Mundial, que tem prestado assistência técnica no âmbito das pesquisas sísmicas efectuadas pela Petroleum Geo-Service, a PGS da Noruega e reavaliada pela britânica Bristish Geological Survey.
Além da zona exclusiva, São Tomé e Príncipe dispõe ainda de uma área conjunta com a Nigéria na base de um tratado que estabelece 60 por cento de receitas para os Nigerianos e os restantes 40 por cento para o arquipélago.
Em Janeiro último, a petrolífera norte-americana ChevronTexaco anunciou a descoberta de petróleo, mas ainda sem garantia comercial, na zona conjunta com a Nigéria. (AngolaPress)
Nenhum comentário:
Postar um comentário