Lisboa, 22 Agosto 2007 - As exportações de petróleo de Angola para a China estão a subir 28 por cento este ano, reforçando a posição do país africano entre os principais fornecedores da economia mundial em maior crescimento.
Dados hoje divulgados pela Administração Geral das Alfândegas da China indicam que em Julho Angola era o segundo maior fornecedor de petróleo para a China, com o nível de importações em 2,2 milhões de toneladas.
Este total, quase um terço acima do registado em igual período do ano passado, equivale a perto de 519 mil barris diários.
A subida ficou abaixo do nível de aumento geral das importações chinesas de petróleo, em 39 por cento, em Julho, atingindo 14,83 milhões de toneladas.
Desde o início do ano, o aumento é de 15 por cento, para 96,37 milhões de toneladas.
Em Julho, o principal exportador foi a Arábia Saudita, maior produtor mundial de petróleo, com 2,33 milhões de toneladas, ou 548 mil barris diários.
Entre os principais destinos das importações chinesas estiveram ainda Omã, Rússia e Irão.
Nos últimos cinco anos, as importações de petróleo triplicaram na China, uma vez que a produção dos campos petrolíferos chineses não é suficiente para fazer face ao significativo aumento da procura. (Lusa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário