terça-feira, 21 de agosto de 2007

Cabo Verde/Aumento das importações leva a agravamento défice comercial

Praia, 21 Agosto 2007 - O défice comercial de Cabo Verde agravou-se no primeiro semestre do ano, devido a uma forte subida nas importações, sobretudo de Brasil e França.

Segundo dados da Direcção-Geral das Alfândegas, hoje divulgados pelo Banco de Cabo Verde, no primeiro semestre do ano as importações cabo-verdianas ascenderam a 28.530 milhões de contos cabo-verdianos (258,74 milhões de euros), mais 29 por cento do que em igual período do ano passado.


As maiores variações registam-se nas importações do Brasil, que cresceram perto de 75 por cento, para 1.871 milhões de contos cabo-verdianos.


Portugal, principal destino das importações, registou um aumento de perto de 10 por cento, para 12.876 milhões de contos, enquanto as compras a França também subiram, sobretudo no segundo trimestre, quando duplicaram em relação a igual período do ano passado.

Nas exportações, apenas o destino "outros" indica um aumento, nos dados divulgados pela Direcção-Geral de Alfândegas.


A maior quebra registou-se no destino Espanha, que caiu para metade do registado no primeiro semestre do ano passado.


Também as exportações para Portugal, principal destino entre as vendas ao estrangeiro, registaram uma redução de perto de 14 por cento.


No total, Cabo Verde exportou bens e serviços no valor de 855 milhões de contos cabo-verdianos (7,7 milhões de euros), entre Janeiro e Junho.


O défice comercial situa-se assim em 27.675 milhões de contos cabo-verdianos (251 milhões de euros). (Noticias Lusófonas)

Nenhum comentário: