quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Moçambique/Sida: Maputo acolhe em Novembro a primeira conferência nacional sobre a enfermidade

Maputo, 29 agosto 2007 - A capital de Moçambique, Maputo, vai acolher entre os dias 26 e 30 de Novembro a primeira conferência nacional sobre SIDA, para avaliar e melhorar as iniciativas para combater a doença, que afecta 1,4 milhões de moçambicanos, fez saber hoje (quarta-feira) a Lusa.

Segundo a fonte, que refere uma nota da Rede Moçambicana de Organizações Contra a Sida (MONASO), a reunião visa igualmente traçar estratégias para uma melhor garantia de tratamento anti-retroviral no país.

Moçambique, com um universo de mais de 20 milhões de habitantes, integra a lista dos dez países mais afectados pela SIDA no Mundo, com uma taxa de infecção de 16,2 porcento na população adulta e com 500 novos casos por dia.

As autoridades sanitárias do país estimam que 110 mil pessoas tenham acesso aos anti-retrovirais até 2008, contra 34 mil este ano e 16 mil no ano passado.
No encontro, estarão presentes mais de 500 pessoas, além de 30 organizações da sociedade civil, representantes do Governo, de agências internacionais e doadores, destaca o comunicado. (AngolaPress)

Nenhum comentário: