quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Brasil saúda proposta da França e apoio da Rússia sobre G8

Brasília, 28 agosto 2007 - O Brasil recebeu muito bem a proposta do presidente francês, Nocolas Sarkozy, para que o país sul-americano passe a integrar o grupo das oito nações mais industrializadas (G-8) - idéia que mereceu apoio da Rússia -, ampliando-o para 13 membros permanentes, disse nesta terça-feira à Agência Lusa o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.


Na avaliação do chanceler brasileiro, a proposta de Sarkozy é uma espécie de "curto-circuito" nesse processo de ampliação, tendo sido muito bem-vindo também o apoio de um país de peso como a Rússia.


De acordo com o Itamaraty, a ampliação do G-8, com a inclusão do Brasil, China, Índia, México e África do Sul, é um processo evolutivo. "Brasil, China e os outros países não podem estar fora das grandes discussões internacionais", destacou o ministério brasileiro.


Na sexta-feira, Sarkozy defendeu a entrada de países emergentes no G-8, formado pela própria França, Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Itália, Japão, Reino Unido e Rússia.


Nesta terça, o Ministério russo das Relações Exteriores declarou que "os problemas globais não podem resolver-se com êxito sem a participação dos grandes estados da Ásia, África e América Latina que se desenvolvem de forma dinâmica".


"O G-8, como importante elemento do mecanismo informal de liderança coletiva dos Estados mais desenvolvidos, deve ser mais representativo do ponto de vista geográfico e cultural", disse o porta-voz daquele Ministério, Mijaíl Kaminin.


Kaminin não comentou outra iniciativa de Sarkozy para que o novo Conselho de Segurança da ONU passe a contar entre os seus membros permanentes com a Alemanha, Brasil, Índia, Japão e "uma justa representação da África".


O Conselho de Segurança da ONU conta com 15 membros, sendo que cinco deles detêm uma cadeira permanente no grupo - Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e China - e os demais são rotativos, com mandatos de dois anos. (Lusa)

Nenhum comentário: