quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Angola/Comissões Eleitorais da SADC apoiam eleições no país

Luanda, 22 Agosto 2007 - A nona conferência anual dos fóruns das comissões eleitorais dos países membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral ( SADC), realizada quarta-feira, em Luanda, criou uma comissão encarregue de acompanhar a aplicação prática das recomendações saídas do encontro e decidiu apoiar Angola nas eleições.


Segundo o presidente do fórum, o moçambicano João Leopoldo da Costa, que orientou os trabalhos, o encontro analisou aspectos relacionados com o plano estratégico do fórum e o papel deste órgão nas missão de observação de eleições, tendo decidido apoiar Angola em matéria de assistência eleitoral.


Por outro lado, acrescentou que o fórum recomendou a elaboração de um guião padrão e consensual, devendo para tal harmonizá-lo com as leis específicas de cada país membro, para se evitar conflituosidade. Porém, o texto deverá ser submetido à discussão com os respectivos governos.


O seminário, realizado segunda-feira e terça-feira, defendeu uma mudança de atitude em relação aos órgãos de comunicação social, criando espaços para que estes se tornem parceiros das comissões eleitorais.


João da Costa fez saber que a comissão ora criada deverá igualmente preparar a celebração do X aniversário do fórum, a assinalar em 2008, no Zanzibar.


Presidido por Moçambique, tendo a África do Sul como vice-presidente, o fórum tem como membros Angola (vice-presidente do comité executivo), Botswana, Namíbia, Swazilândia, Zâmbia, Maurícias, Leshoto, Malawi, Tanzânia, Zimbabwé, Zanzibar (presidente do comité executivo) e o Congo Democrático. (AngolaPress)

Nenhum comentário: