quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Cabo Verde/Neves participa na reunião das regiões ultraperiféricas da Europa

Praia, 28 agosto 2007 - O primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, foi convidado a participar no encontro de chefes dos Governos das regiões ultraperiféricas da União Europeia, a decorrer na Madeira nos dias 4 e 5 de Outubro.


O primeiro-ministro José Maria Neves afirmou que o convite surgiu no âmbito do trabalho diplomático do país para conseguir uma parceria especial com a União Europeia.

"Basicamente irei discutir com os presidentes dos governos regionais a questão da parceria especial que pretendemos construir com a União Europeia", afirmou.


O chefe do Governo cabo-verdiano disse ainda que em Outubro se desloca a Bruxelas para se reunir com o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, tendo em vista "continuar a nossa trajectória diplomática de construção da parceria especial".

"A presença do presidente Durão Barroso é um forte trunfo porque começamos a discutir esta matéria com ele enquanto primeiro-ministro de Portugal e ele conhece muito bem Cabo Verde e os meandros deste processo", explicou.


O chefe do Governo disse ainda que a diplomacia cabo-verdiana tem mantido contactos com vários países europeus, nomeadamente Portugal, Espanha, Luxemburgo, França, Alemanha, Itália e com as ilhas da Macaronésia para conseguir o maior número de apoios possíveis. José Maria Neves anunciou que até o final do ano, a União Europeia irá fazer uma comunicação ao Conselho Europeu sobre a parceria especial.


"Já estamos a discutir um plano de acção mas ainda há um conjunto de contactos diplomáticos que precisamos fazer para limar as arestas porque a UE tem 27 países e é preciso trabalhar diplomaticamente todos esses países", explicou.


"Se a comunicação for aceite e avançarmos com a negociação do plano de acção teremos tido o maior ganho diplomático desta década em Cabo Verde", andiantou.


A reunião da Madeira vai discutir o aprofundamento das relações entre as regiões ultraperiféricas da UE e conta com a presença da comissária europeia para os assuntos regionais.


A União Europeia compreende sete regiões ultraperiféricas: Açores, Madeira, Canárias, Guadalupe, Guiana, Martinica e Ilha da Reunião. (Notícias Lusófonas)

Nenhum comentário: