terça-feira, 28 de agosto de 2007

Moçambique/CEB promove palestras sobre José Craveirinha

Maputo, 28 Agosto 2007 - O Fundo Bibliográfico de Língua Portuguesa (FBLP) promove a partir de hoje, pelas 17.00 horas, no Centro de Estudos Brasileiros (CEB), um ciclo de palestras sobre a vida e obra de José Craveirinha, em comemoração do 85º aniversário do seu nascimento.


Neste evento, que termina na quarta-feira, estará presente, vinda especialmente do Brasil, a Professora Melânia Aguiar, especialista em edições críticas. Esta estudiosa não só trabalhará com a equipa que labora com o espólio de Craveirinha, como falará sobre a sua experiência na área, particularmente na edição crítica de Tomás Gonzaga, poeta brasileiro que morreu na Ilha de Moçambique para onde havia sido desterrado por fazer parte da Inconfidência Mineira, movimento que pugnava pela independência do Brasil.


Importa referir que hoje, às 17.00 horas, usará da palavra em primeiro lugar o Professor Lourenço do Rosário, que fará uma apresentação sobre o "Projecto José Craveirinha", facto relacionado, precisamente, com a equipa de estudo e com o trabalho que está a ser realizado à volta do espólio do grande vate moçambicano. Aliás, todos os participantes neste ciclo fazem parte do grupo constituído para as várias tarefas relacionadas com o referido espólio.


No mesmo dia usarão da palavra os académicos Nataniel Ngomane, que abordará o tema "Escritório e Importância dos Textos de José Craveirinha nas Escolas", Calane da Silva, que falará sobre "Aspectos da Vida e Obra do Poeta" e ainda a referida professora Melânia Aguiar, que versará sobre "A Edição Crítica de Tomás Gonzaga".


No segundo dia do ciclo – dia 29 – e também com o início marcado para às 17.00 horas, falará em primeiro lugar a professora de Literaturas Africanas e especialista em José Craveirinha, Ana Mafalda

Leite, que é também a responsável e supervisora da recolha e estudo do espólio e que abordará a questão "O Espólio do Poeta" – um trabalho em curso – seguindo-se o historiador António Sopa, com "Etapas do Tratamento do Espólio" e o académico Gilberto Matusse com o tema "José Craveirinha um Poeta Insatisfeito", terminando com o professor Luis Cezerilo através do tema "A Poesia de José Craveirinha e de Eduardo White".


Trata-se, por conseguinte, de um ciclo de palestras de grande importância e de muito interesse para o público moçambicano e não só, sobre o trabalho intenso que está a ser efectuado sobre o espólio de José Craveirinha, facto que permitirá não só um melhor conhecimento de toda a obra do poeta, mas que também abrirá possibilidades de mais estudos da parte de muitos outros investigadores. (Notícias)

Nenhum comentário: