quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Timor-Leste/Cooperação de Portugal para triénio 2007-2010 é de cerca 60 milhões de euros

Lisboa, 29 agosto 2007 - As acções de cooperação de Portugal com Timor-Leste para o triénio 2007-2010 totalizam cerca de 60 milhões de euros, segundo um comunicado da embaixada de Portugal em Díli, enviado hoje à Agência Lusa.

Aquela verba consta do Programa Indicativo de Cooperação (PIC), documento que vai ser assinado em Díli no decorrer da visita oficial de cinco dias que o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação português, João Gomes Cravinho, inicia quinta-feira a Timor-Leste.

O anterior PIC, que vigorou no triénio 2004-2006, previa o total de 50 milhões de euros.

Durante a estada em Timor-Leste, o governante português tem previsto encontros ao mais alto nível, com o Presidente da República, José Ramos-Horta, presidente do Parlamento, Fernando La Sama de Araújo, primeiro-ministro, Xanana Gusmão, e representante especial do secretário-geral da ONU, Atul Khare, e vários ministros e responsáveis de Timor-Leste, para além de visitas a projectos da Cooperação Portuguesa situados em Díli, Ermera e Ilha de Ataúro.

No penúltimo dia da estada, domingo, João Gomes Cravinho terá à tarde um encontro com representantes do partido maioritário, Fretilin, a que se seguirá uma recepção oferecida à comunidade portuguesa naquele país.

Além da forte presença portuguesa no domínio da cooperação bilateral, Portugal mantém estacionado em Timor-Leste um contingente de militares da GNR e de agentes da Polícia de Segurança Pública, que integram a Missão Integrada da ONU em Timor-Leste.

O secretário de Estado português terá oportunidade de se encontrar com os militares e agentes da GNR e PSP, no decurso de uma visita ao quartel da GNR, situado no bairro de Caicoli.

João Gomes Cravinho visita Timor-Leste à frente de uma delegação que integra a vice-presidente do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, Vera Abreu, e a directora do Serviço Ásia e Oceânia do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Gabriela Albergaria. (Timor Online/Lusa)

Nenhum comentário: