sábado, 18 de agosto de 2007

Angola/Navio petrolífero Grande Plutónio entra em produção este ano

Luanda, 17 Agosto 2007 - O navio de produção, armazenamento e carregamento de petróleo Grande Plutónio, localizado no Bloco 18, a 162 quilómetros a Noroeste de Luanda, vai entrar em produção no final do terceiro trimestre deste ano, anunciou hoje (sexta-feira) a Presidente do Conselho de Administração da unidade de negócios da companhia petrolífera BP Angola, Mary Shafer-Maliki.

Falando à margem do acto de inauguração dos novos escritórios da BP Angola, na base da Sonils (Luanda), Mary Shafer-Maliki disse estarem em curso trabalhos de pesquisa e exploração que vão culminar com a entrada em produção do Grande Plutónio no terceiro trimestre de 2007.


Segundo afirmou, a unidade é a primeira da operadora BP em Angola e a sua chegada, este ano, ao país e consequente ancoragem constituiu o marco para a produção do primeiro barril de petróleo a partir dos campos que integram o Grande Plutónio.

Com uma dimensão equivalente a três campos de futebol, o navio de exploração petrolífera Grande Plutónio possui capacidade para armazenar dois milhões de barris de petróleo, processa uma produção máxima de 240 mil barris/dia e trata cerca de 300 mil barris de água produzida por dia.


A Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol) e a BP Angola anunciaram, em Junho deste ano, a conclusão com sucesso do processo de ancoragem do navio de produção, armazenamento e carregamento de petróleo da área de desenvolvimento Grande Plutónio, onde ficará pelo menos 25 anos. (AngolaPress)

Nenhum comentário: