segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Portugal garante que a cimeira UE/África vai mesmo realizar-se

Lisboa, 18 Agosto 2007 - O ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, escusou-se hoje a revelar se o presidente do Zimbabué será convidado para a Cimeira Europa-África, garantindo que esse "problema diplomático" será resolvido "a seu tempo".

"A cimeira tem objectivos que estão para lá do caso particular das relações entre a União Europeia e o Zimbabué", disse Luís Amado à agência Lusa.

O ministro dos Negócios Estrangeiros garantiu que a cimeira, prevista para 8 e 9 de Dezembro, em Lisboa, vai mesmo realizar-se.

"Neste momento, estamos ainda a trabalhar na agenda da cimeira. O problema da participação será tratado a seu tempo, com iniciativas diplomáticas próprias", afirmou, quando questionado sobre se o presidente do Zimbabué vai ou não ser convidado.

Na quinta-feira, o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, João Gomes Cravinho, afirmou que o Governo português "não tenciona ter uma atitude discriminatória".

A realização da II Cimeira Europa-África esteve prevista para Lisboa em 2003, mas foi adiada devido à oposição do Reino Unido que acusa Robert Mugabe, presidente do Zimbabué, de violação dos direitos humanos. (Notícias Lusófonas)

Nenhum comentário: