Maputo, 28 Agosto 2007 - Moçambique vai lançar antes do final de Setembro um novo concurso para a exploração de petróleo com um prémio de 68 milhões de dólares, anunciou segunda-feira em Maputo a ministra dos Recursos Minerais, Esperança Bias.
"O concurso, apenas um e não dois como a ideia inicial, será lançado a curto prazo com um prémio de 68 milhões de dólares para prospecção pretendendo o governo dispor dos resultados até Dezembro", disse Esperança Bias.
A ministra adiantou que a nova concessão cobrirá ou a zona sul da província de Inhambane ou a bacia do Rovuma, onde existem condições geológicas para a ocorrência de petróleo e de gás natural.
"Estamos a receber indicações de grande interesse por parte de muitas transnacionais mas atendendo ao tamanho de Moçambique, que é muito grande, vamos escolher a empresa que garantir apresentar resultados até Dezembro, que poderá ser da África do Sul, do Brasil ou dos Estados Unidos da América", disse ainda Esperança Bias.
Em Julho de 2005 o governo de Moçambique lançou um concurso para a exploração de diversos blocos `offshore´ na zona conhecida como bacia do Rovuma, nome do rio que separa Moçambique da Tanzânia.
As empresas canadiana Artumas Group, norte-americana Anadarko Petroleum, malaia Petronas e italiana ENI são algumas das que estão activas naquela bacia.
Artigos relacionados
Moçambique emite mais licenças para exploração petrolífera (2007/05/29)
Governo lançará este ano novo concurso para pesquisa de petróleo e de gás (2007/07/16)
Brasileira Petrobras continua interessada na exploração de petróleo (2007/08/09)
Resultados de pesquisas de petróleo em Moçambique são encorajadores (2007/08/13)
Nenhum comentário:
Postar um comentário