quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Angola/Conferencistas da SADC visitam Museu da Escravatura

Luanda, 23 Agosto 2007 - Os delegados à nona Conferência do Fórum das Comissões Eleitorais da Comunidade de Desenvolvimento dos Países da África Austral(SADC), realizada de 20 a 21 deste mês em Luanda, visitam na manhã de hoje o Museu Nacional de Escravatura.


A visita dos delegados ao local histórico tem como objectivo saudar o 23 de Agosto, Dia Internacional da Comemoração do Tráfico Negreiro e da Abolição da Escravatura.


Em função da importância desta fase histórica para África e o Mundo, a Unesco tem um projecto denominado "A Rota dos Escravos" que visa promover diversos eventos em prol da reflexão do período da escravatura.


Às 16H00 do mesmo dia haverá, no Museu de História Natural, uma exposição iconográfica, bibliográfica, exibição de imagens áudio visual sobre a escravatura e a entoação de vários cânticos pelo coro feminino da Igreja Teosófica Espírita pela memória dos milhões de angolanos, vítimas do tráfico negreiro.


Uma palestra sobre "Porto Rico, uma ilha angolana", a ser proferida pelo director do Museu Nacional da Escravatura e Coordenador do Comité de Angola do Projecto da Unesco "A Rota do Escravo", Simão Souindoila, bem como uma peça teatral sobre o negócio de madeira de ébano no actual território angolano, pelo Grupo Experimental do Ministério da Cultura fazem ainda parte da agenda.


O 23 de Agosto, Dia Internacional da Comemoração do Tráfico Negreiro e da sua Abolição, foi instituído pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em referência a insurreição de escravos organizada na noite de 22 a 23 de Agosto de 1791, nos actuais Haiti e República Dominicana. (AngolaPress)

Nenhum comentário: