quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Moçambique/PM angolano em Maputo para o Fórum Pan-Africano

Maputo, 2 Agosto 2007 - (Do enviado especial) – O primeiro-ministro angolano, Fernando da Piedade Dias dos Santos, encontra-se desde o fim da tarde de quarta-feira em Maputo, onde hoje (quinta-feira) e sexta-feira representa o Presidente José Eduardo dos Santos no II Fórum Pan-Africano de Capacitação Institucional sobre os desafios actuais de desenvolvimento em África.


Acompanham-no a ministra do Planeamento, Ana Dias Lourenço, o vice-ministro das Relações Exteriores, George Chicoty, e altos funcionários do seu gabinete.


À margem do Fórum, Fernando da Piedade será recebido em audiência, ao fim da manhã de hoje, pelo Presidente moçambicano, Armando Emílio Guebuza, a quem fará a entrega de uma mensagem do seu homólogo angolano, José Eduardo dos Santos.

Aberto na manhã de quarta-feira pelo Chefe de Estado moçambicano, o encontro está centrado em torno dos desafios actuais ao desenvolvimento em África, no quadro dos esforços para se atingir os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).

A decorrer sob o lema “Melhorando os Resultados do Desenvolvimento para a África”, o Fórum vai debater um total de oito temas, designadamente “África: Capacidade, desempenho e governação – perspectivas de alcance das Metas de Desenvolvimento do Milénio, ate 2015” e “Utilização da capacidade, detenção e uso das comunidades na diáspora como actores do desenvolvimento – desafios e oportunidades”.

Os outros são: “Capacitação no contexto da epidemia do HIV/Sida – questões, desafios, lições e redes de segurança”, Capacitação pós-conflito nos países africanos – estratégias, lições e directrizes de intervenção”, “Experiências recentes de desenvolvimento na China, Malásia e Coreia do Sul – algumas lições de capacitação para a África”.


Por último, estarão também em discussão : “Reformando a assistência técnica e reforçando a coordenação entre doadores da capacitação sustentável dos Nativos em África – resultados, constrangimentos e lições”, “Gestão do conhecimento e mediação do desempenho na capacitação: uma revisão dos quadros” e “Equidade do género e habilitação da mulher no desenvolvimento africano: estratégias de capacitação e programas”.


O evento, que junta mais de 600 participantes, é promovido pela African Capacity Building Foundation (ACBF), com sede em Harare (Zimbabwe), em parceria com o Governo moçambicano. (AngolaPress)

Nenhum comentário: