terça-feira, 11 de agosto de 2009

Portugal vai financiar três barragens em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde, 11 agosto 2009 - Portugal vai financiar a construção de três barragens para a retenção de águas pluviais em Cabo Verde, no âmbito dum pacote financeiro de 100 milhões de euros, adiantou segunda-feira na Praia fonte do Ministério do Ambiente cabo-verdiano.

As três barragens serão construídas nas localidades de Salineiro, no concelho da Ribeira Grande (Cidade Velha), de Tabugal, em Santa Catarina, e de Faveta, em São Salvador do Mundo (Picos), todas na ilha de Santiago, onde se situa a barragem de Poilão, a única no país, erguida em 2006.

O arranque das obras, que permitirão a retenção de grandes quantidades da água da chuva, que se perde no mar, está previsto para o início de 2010.

O ministro do Ambiente, Desenvolvimento Rural e Recursos Marinhos de Cabo Verde, José Maria Veiga, disse que já estão a ser efectuados trabalhos preliminares no sentido de ultimar os estudos de viabilidade dos projectos a que se segue o lançamento dos concursos de adjudicação das obras às empresas escolhidas.

O pacote financeiro concedido por Portugal prevê ainda, além das três barragens, o desenvolvimento de projectos nas áreas das energias renováveis, a construção de diques de correcção torrencial e ainda a realização de 70 furos de captação de água no subsolo, de modo a permitir mais recursos para irrigar áreas ciclicamente afectadas por secas prolongadas.

José Maria Veiga anunciou ainda que o Governo cabo-verdiano está a trabalhar com outros parceiros para obter novos financiamentos visando a construção de mais barragens e um melhor aproveitamento das bacias hidrográficas.

A barragem de Poilão, construída por técnicos chineses na bacia hidrográfica de Ribeira Seca, permite a irrigação de 65 hectares de terrenos, e proporciona emprego a centenas de famílias das localidades vizinhas.

A barragem tem 26 metros de altura, 15 metros de comprimento e uma albufeira com capacidade para armazenar 1,7 milhões metros cúbicos de água. (macauhub)

Nenhum comentário: