quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Angola/Festival de Cinema reserva competição de vídeo amador

Luanda, 25 agosto 2009 – Uma competição nacional de vídeo amador será a novidade da segunda edição do Festival Internacional de Cinema de Luanda (FICLuanda), a ter lugar de 20 a 27 de Novembro próximo, na capital angolana, numa promoção do Ministério da Cultura.

Segundo a ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, que procedeu nesta terça-feira à apresentação do evento, a intenção é garantir que os produtores de vídeo amador possam apresentar as suas produções, de forma competitiva.

“Da mesma forma que são atribuídos prémios para os filmes estrangeiros, a organização achou por bem abrir uma nova categoria dedicada à produção nacional, na vertente do vídeo amador. É uma forma de se reconhecer e incentivar o trabalho desenvolvido pelos criadores angolanos nesta modalidade”, reforçou.

Rosa Cruz e Silva adiantou que, com essa inovação, pretende-se também incentivar os criadores nacionais a apostarem cada vez mais na produção de obras cinematográficas.

O Festival Internacional de Cinema de Luanda é generalista, dedicado aos filmes de longa e curta-metragem de ficção e documentários, podendo, no entanto, albergar outros géneros cinematográficos.

O evento subdivide-se em secções competitivas, não competitivas e outras actividades paralelas.

São secções competitivas: competição oficial de longa-metragem de ficção, competição oficial de curta-metragem de ficção e competição oficial de documentários. As não competitivas referem-se às retrospectivas de autores ou cinematografias, homenagens e temáticas.

Os principais prémios a serem atribuídos pelo júri das secções competitivas no FICLuanda, constituído por cinco elementos, são: Prémio de Melhor Longa-metragem de ficção, Prémio de Melhor Curta-metragem de ficção, Prémio de Melhor Documentário e Prémio Cidade de Luanda. (Angop)

Nenhum comentário: