17 agosto 2009/Timorlorosaenacao/Portal Factor Brasil
Além de debater formas de aproximação comercial, o Encontro - organizado pela Apex-Brasil e em sua 5ª edição - realizou, pela primeira vez, rodadas de negócios. Empresários de dez áreas se encontraram para negociar produtos diversos, com destaque para casa e construção.
O Encontro Empresarial entre China e Países de Língua Portuguesa, organizado pela Apex-Brasil, terminou no dia 13 de agosto (quinta-feira),no Rio de Janeiro com a assinatura de quatro protocolos de cooperação e 400 encontros de negócios, envolvendo empresários chineses e de outros 7 países das áreas de tecnologia da informação, entretenimento, alimentos e bebidas, moda, máquinas e equipamentos, casa e construção civil, consultoria e serviços.
A crise econômica mundial foi citada pelo representante do Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional (CCPIT, na sigla em inglês), Wei Zhang, como razão para aperfeiçoar as relações comerciais entre a China e os países de língua portuguesa. Para ele, as similaridades devem ser aproveitadas para promover a aproximação tanto na área comercial como na de investimento.
O presidente do Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM), Lee Peng Hong, destacou a Região Administrativa, localizada no sul da China, como um facilitador do comércio com os países de língua portuguesa, por adotar o idioma como oficial. Macau tem sido uma importante porta de entrada para a China para mercadorias vindas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
Hoje pela manhã, durante o encerramento, o diretor de Negócios da Apex-Brasil, Mauricio Borges, anunciou que Portugal sediará o próximo Encontro, em 2010. O presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, Basílio Horta, garantiu que também promoverá encontros de negócios e avisou que tentará ampliar a visibilidade do Encontro para a União Européia. "Vou aproveitar que estamos inseridos na região e trabalhar para que o nosso Fórum ganhe mais destaque", observou.
Os quatro protocolos de cooperação assinados entre empresários e organismos de promoção comercial, nacionais e estrangeiros, abordam ações para facilitar o comércio de produtos alimentícios entre Brasil e Timor Leste, de carnes congeladas entre Timor Leste e Macau, e Angola e Macau, e, por fim, um acordo entre Macau e Angola para importação de café de Angola e sua distribuição na China.
Tais acordos podem agilizar entraves legais e facilitar ainda mais o comércio entre os países que integram o fórum, cujo crescimento foi de 95% em 2008 - um volume que ultrapassa os US$ 80 bilhões.
Além da Apex-Brasil, participaram do Encontro, que começou com um jantar no dia 11 e terminou na manhã de hoje, as seguintes delegações de Organismos de Promoção Comercial: Câmara de Comércio e Indústria de Angola (CCIA), Agência Caboverdiana de Investimentos (CI), Conselho de Promoção do Comércio Internacional da China (CCPIT), Instituto de Promoção do Comércio e Investimento de Macau (IPIM), Instituto de Promoção de Exportações de Moçambique (IPEX), Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP Portugal) e Instituto para a Promoção do Investimento e Exportação da República Democrática do Timor Leste (TradeInvest Timor Leste).
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