quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Coal India Ltd. vai constituir uma subsidiária em Moçambique

Bhubaneswar, Índia, 19 agosto 2009 - A estatal Coal India Ltd (CIL) decidiu constituir uma subsidiária em Moçambique a fim de agilizar o processo de exploração das concessões carboníferas que obteve em Março passado, afirmou um quadro superior da empresa ao jornal indiano Business Standard.

"A CIL vai constituir uma empresa separada para as actividades mineiras carboníferas em Moçambique que será controlada a 100 por cento e que, por seu turno, irá constituir uma parceria com uma empresa mineira estatal em Moçambique", afirmou a fonte em declarações ao jornal em Bhubaneswar, capital do Estado de Orissa.

A subsidiária da CIL terá uma participação de 85 por cento na parceria e a empresa mineira estatal moçambicana os restantes 15 por cento, não estando ainda totalmente decidido o esquema organizativo da parceria.

Em Março passado, a CIL obteve a concessão de dois blocos carboníferos na província de Tete, com reservas estimadas em mil milhões de toneladas.

A exploração dos dois blocos, que cobrem uma área de 224 quilómetros quadrados, deverá começar dentro de alguns meses mas a actividade mineira propriamente dita apenas dentro de três anos e meio. (macauhub)

Nenhum comentário: