Luanda, 26 agosto 2009 - O Governo recomendou nesta quarta-feira a consagração de verbas no Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2010, visando a preparação do recenseamento da população e habitação em Angola.
Em declarações aos jornalistas no final da reunião do Conselho de Ministros, a ministra do Planeamento, Ana Dias Lourenço, disse que o Governo orientou o Instituto Nacional de Estatística (INE) a prosseguir as acções preparatórias do censo.
De acordo com a ministra, o censo da população é uma operação estatística “complexa e dispendiosa”, cuja preparação leva entre três a cinco anos. O objectivo é saber “quantos somos, onde estamos, como vivemos e quem somos”.
O OGE para 2010 deverá consagrar verbas para a preparação do processo, com custo avaliado em cerca de 100 milhões dólares norte-americanos.
Ana Dias Lourenço acrescentou que no próximo ano entrará em funções o órgão com responsabilidade para a coordenação e organização desta operação.
Os trabalhos preparatórios incluem a aprovação do pacote legislativo sobre a matéria, realização da cartografia censitária, em curso, e a preparação dos recursos humanos. (Angop)
Nenhum comentário:
Postar um comentário