27 de Agosto de 2009, Notícias
A expansão das oportunidades de acesso à educação de qualidade e relevante, com equidade a todos os níveis do sistema, constituem os pilares fundamentais previstos para este sector para o quinquénio que se avizinha.
O programa está igualmente orientado para a redução das assimetrias regionais e para o melhoramento da qualidade de ensino, premissas que passam pelo apetrechamento de escolas com recursos humanos e materiais à altura. Incorpora também grande investimento na formação e qualificação de professores e o aprofundamento das reformas curriculares.
O Ministro da Educação e Cultura, Aires Aly, falando ontem na cidade de Inhambane, na abertura do V Conselho Coordenador deste sector, apontou igualmente o melhoramento da gestão escolar, consolidação, supervisão e reforço das jornadas pedagógicas, como sendo actividades que devem constituir linhas de força do plano estratégico da Educação.
Destacou, por outro lado, a necessidade de se assegurar o ingresso e integração nos diferentes níveis do ensino, de crianças, jovens e adultos com necessidades educativas especiais em condições de ensino apropriadas, com prioridade para alunos provenientes de famílias desfavorecidas.
O titular da pasta da Educação e Cultura afirmou que a transformação curricular do ensino secundário e a reestruturação do ensino técnico-profissional em coordenação com o sector privado e demais parceiros do Governo, vão valorizar os resultados positivos alcançados no quinquénio prestes a terminar.
É entendimento deste pelouro que o ensino técnico-profissional deve trabalhar no sentido de dotar os formandos de capacidade e força de trabalho qualificada, criativa e empreendedora, capaz de participar no desenvolvimento e na melhoria dos programas do sector, bem como na sua gestão.
Apontou na sua intervenção que a expansão da rede escolar com a construção e reabilitação de imobiliário escolar “é um facto e que muitos moçambicanos tiveram acesso à escola, o ensino secundário está a impulsionar o desenvolvimento dos distritos através das mudanças que estão a ser introduzidas e o ensino técnico profissional ganhou nova visibilidade”.
O V Conselho Coordenador do MEC que decorre sob o lema “Unidade na acção, por uma implementação eficaz do plano estratégico da Educação e Cultura”, deverá aprofundar o debate sobre os exames, com enfoque para o modelo de múltipla escolha, bem como a correcção electrónica, sistemas introduzidos no país em finais do ano passado.
A problemática da contratação de professores, bem como o lançamento do programa de manutenção de infra-estruturas escolares aparecem como assuntos a serem debatidos com a necessária profundidade. (Victorino Xavier)
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