quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Moçambique/Integração regional: Um processo que remonta da expansão e fixação bantu

13 agosto 2008/Notícias

Contribuir para esclarecer o processo de integração regional no seio da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) é o que se propôs o sociolinguista Renato Matusse ao escrever “África Austral: das migrações bantu à integração regional”, livro que lança hoje em Maputo. Trata-se de uma abordagem histórica que remonta das famosas migrações daqueles povos vindos de territórios mais a norte da nossa região (provavelmente da África Central), passando pelos movimentos como a expansão dos nguni (Mfecane), a formação dos antigos reinos e impérios e o período colonial, culminando essa análise na nossa contemporaneidade.
Neste livro, Renato Matusse defende a tese de que o processo de integração regional de que tanto se fala hoje não é um processo novo, dado que as formas de convivência entre os povos e culturas do espaço da SADC vêm precisamente de eras bem antigas. Em conversa ontem com o “Notícias”, este intelectual explicou que a obra “procura mostrar que o processo de integração regional em que estamos envolvidos hoje tem fundamentos históricos, inserindo-se no tempo desde a chegada dos bantu à África Austral (nos primeiros séculos do milénio passado), foi também influenciado pelo movimento Mfecane (as migrações dos nguni da Zululândia em direcção a norte), temos também os reinos e os estados que se formaram na África Austral, que abarcavam territórios que hoje pertencem a mais do que um país; temos também a influência do trabalho migratório, em que várias pessoas de um ou de outro ponto da região se encontravam em territórios como a África do Sul, o Malawi, ou o que no passado eram as Rodésias, e temos também a época das independências e o período que a elas se segue”.
A cerimónia do lançamento de “África Austral: das migrações bantu à integração regional” terá lugar no final da tarde numa das unidades hoteleiras da capital do país. A apresentação deste livro ocorre numa época em que a SADC está a realizar a sua semana comemorativa, que culminará na segunda-feira, 17 de Agosto, dia desta organização regional. A obra será apresentada pelo ministro da Indústria e Comércio, António Fernando.
“África Austral: das migrações bantu à integração regional” está destinado a estudantes dos níveis secundário e universitário e afigura-se como um contributo do autor para que a SADC seja uma organização mais conhecida e compreendida no seu seio. Para além de explicar a tese de que a integração desta sub-região do continente africano não é um fenómeno dos nossos tempos, Renato Matusse, que foi quadro sénior da organização, inclui no livro a contribuição de Moçambique na SADCC (designação anterior desta organização fundada em 1980), a estruturação e formalização do órgão bem como os comunicados finais das cimeiras de Chefes de Estado e de Governo da organização desde a fundação até à última, havida na África do Sul em Agosto do ano passado.
Moçambique já acolheu três destes encontros.

Nenhum comentário: