sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Portugal/Lisboa acolhe próxima edição do encontro de empresários da China e dos países da CPLP

Rio de Janeiro, Brasil, 13 agosto 2009 – A sexta edição do Encontro de Empresários para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa será realizada em Lisboa, em 2010, divulgaram hoje os organizadores durante o encerramento da edição brasileira do fórum.

A data ainda não está definida mas deverá ocorrer no final de Junho ou princípio de Julho, informou à Lusa o presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), no final do encontro, que decorreu nos dois últimos dias no Rio de Janeiro, e que fechou com a assinatura de cinco protocolos de cooperação entre executivos e organismos de promoção comercial.

Basílio Horta disse que Portugal se sente “honrado” pela confiança de organizar o próximo encontro. Macau era também um forte candidato para acolher a próximo edição do evento empresarial.

“Houve uma unanimidade que fosse em Lisboa. Isso significa que todos os países de língua portuguesa olham para Portugal com atenção. Sentimo-nos bem quando estamos a contactar com a China ao lado do Brasil, Angola, etc”, afirmou.

Basílio Horta defendeu ainda que seja realizada uma reunião de agências de promoção de investimentos dos países de língua portuguesa a anteceder o evento, “para preparar depois a reunião em Lisboa”.

Segundo o presidente da AICEP, num balanço desta quinta edição do evento pela primeira vez realizada no Brasil, “Portugal quer ter um papel importante nestes encontros porque é o único país que está integrado na União Europeia".

No final do encontro no Rio de Janeiro, foram assinados acordos de cooperação entre empresários de Timor-Leste e Macau no âmbito de compra de carnes congeladas, entre Timor e o Brasil para aquisição de produtos alimentares e entre Macau e Angola para importação de café de Angola e distribuição na China.

Além disso, uma carta de intenção de cooperação foi firmada entre empresários de Angola e Macau também para compra de carnes congeladas.

As Câmaras de Comércio e Indústria de Angola (CCIA) e de Timor-Leste também assinaram um acordo de cooperação.

Segundo o director de negócios da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Maurício Borges, o evento proporcionou um grande volume de negócios realizados.

“Houve uma interacção muito grande. Foram mais de 400 encontros e a qualidade deles foi muito positiva”, declarou à Lusa Borges, apontando o foco das discussões nas áreas de tecnologias de informação, entretenimento, alimentos e bebidas, moda, máquinas e equipamentos, consultoria e serviços.

Segundo a APEX, que organizou a edição brasileira do evento anual, em parceria com o Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional (CCPIT) e o Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM), o encontro é “um instrumento no fortalecimento e aumento do fluxo comercial e de investimentos” entre os países.

O evento contou com a participação de 350 pessoas, sendo que quase 200 pertenciam à delegação chinesa.

A próxima edição em 2010, em lisboa, significa um “posicionamento mais forte de Portugal no fórum de língua portuguesa", considerou Borges.

Nenhum comentário: