Luanda, 31 agosto 2007 - A Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol) vai lançar, até ao final deste ano, o segundo concurso público para a atribuição de novas concessões petrolíferas em dez blocos de exploração ao longo da costa angolana.
O concurso, aberto à empresas petrolíferas angolanas e estrangeiras, refere-se à atribuição de novas concessões nos blocos Centro da Zona Terrestre de Cabinda, 11 e 12 da Zona Terrestre do Kwanza.
O concurso vai também abranger concessões nos blocos 9 (águas rasas), 19, 20, 21 (águas profundas) assim como 46, 47 e 48 (águas ultra-profundas).
Num comunicado divulgado hoje (sexta-feira), em Luanda, a Sonangol refere que as datas do início e fim do concurso, da pré-qualificação e respectivos termos de referência serão anunciadas em tempo oportuno.
A Sonangol é a concessionária dos direitos de prospecção, pesquisa, desenvolvimento e produção de hidrocarbonetos líquidos e gasosos em todo o território angolano.
Angola é o segundo maior produtor de petróleo da África a Sul do Sahara, atrás da Nigéria, produzindo actualmente 1,4 milhões de barris/dia. As reservas petrolíferas do país estão estimadas em cerca de 12 biliões de barris.
A zona marítima angolana está dividida em 74 blocos de exploração petrolífera, de águas rasas, profundas e ultra-profundas, mas apenas cerca de 30 estão actualmente em operação. (AngolaPress)
Nenhum comentário:
Postar um comentário