São Tomé, 3 setembro 2007 - A Fundação Africana de Capacitação (ACBF), uma instituição financeira continental, disponibilizou um milhão de dólares americanos a São Tomé e Príncipe para desenvolver estudos da economia do arquipélago.
A ministra são-tomense do Plano e Finanças e vice-primeira-ministra do arquipélago, Maria Tébus Torres, disse aos jornalistas que a ajuda financeira da ACBF visa sustentar o funcionamento do Centro de Investigação e Análise da Política para o Desenvolvimento de São Tomé e Príncipe (CIAPD).
O CIAPD pretende capacitar quadros são-tomenses em matéria de gestão e analise de políticas económicas a fim de apoiar os decisores no âmbito do processo de boa governação no arquipélago, acrescentou.
"O centro vai entrar em funcionamento para apoiar o governo em matéria de investigação na área económica e financeira", sublinhou a vice-primeira-ministra.
Este apoio financeiro da ACBF para um período de quatro anos segue-se a um outro de um milhão de dólares americanos concedido há pouco mais de dois anos e investido nos sectores da educação e saúde no âmbito do programa de luta contra pobreza.
A Fundação Africana de Capacitação, com sede em Harare (Zimbabwe), surgiu em 1991 na base de um acordo multi-institucional envolvendo vários países africanos e doadores bilaterais como o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e o Banco Mundial (BM) para apoiar o reforço das capacidades em matérias económicas. (AngolaPress)
Nenhum comentário:
Postar um comentário