sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Para Moçambicanos, 7 de Setembro também é data da independência

Paulo Montoia / Repórter da Agência Brasil

São Paulo, 7 setembro 2007 - Embora a data oficial da Independência de Portugal em Moçambique seja 25 de junho, o 7 de setembro é também uma das datas pátrias da independência para os moçambicanos. Foi nesse dia, em 1975, que os documentos da separação foram firmados com o governo português e a independência formalizada mundialmente.


Essa coincidência de datas torna particularmente significativo o convite ao presidente de Moçambique, Armando Emílio Guebuza, para participar das comemorações na Esplanada dos Ministérios, hoje (7), em Brasília, na opinião do chefe da Divisão de África 2 do Ministério das Relações Exteriores, Luciano Macieira.


“Quando houve a Independência de Moçambique, em junho de 1975, o país estava conflagrado, havia uma guerrilha contra o governo português e isso foi terminado com a assinatura dos acordos de Lusaca [capital de Zâmbia] , entre o novo governo da Frelimo [Frente de Libertação de Moçambique, partido até hoje no poder] e o governo de Portugal ".

Em em entrevista à Agência Brasil, ele informa que os acordos de Lusaca marcaram a retirada formal de Portugal do país e a criação do Estado soberano de Moçambique. Como foram justamente assinados em 7 de setembro, a data também é celebrada como data de independência de Moçambique.


Sobre as ligações de Moçambique com o Brasil, Macieira diz que existe uma "relação afetiva forte". Ele comenta o significado do convite a Guebuza, para participar das comemorações de hoje: “A participação no 7 de Setembro é uma forma de distinguir os nossos convidados em visita de estado. Naturalmente só há um 7 de Setembro por ano, então é um convite que tem uma carga mais importante que um convite de visita de Estado. Portanto, a gente entende e considera que fazer esse convite a Moçambique significa também uma distinção”.


Ontem, o portal da Frelimo (partido do governo, www.frelimo.org.mz) saudava todas as forças vivas da sociedade moçambicana pela passagem do 33o aniversário do Dia da Vitória sobre a dominação colonial.

"Por ocasião das comemorações do 7 de Setembro, dia da vitória do povo moçambicano, a Frelimo saúda efusivamente os combatentes da luta de libertação nacional e todo o povo moçambicano, pelas vitórias que o país tem vindo a alcançar na construção de um Estado Unitário e de Direito Democrático”.

http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2007/09/06/materia.2007-09-06.3171466438/view

Nenhum comentário: