Luanda, 5 setembro 2007 - A historiografia de Angola, povoamento, migrações, formações políticas e sua evolução são algumas das questões que serão abordadas durante o III Encontro Internacional da História de Angola, a realizar-se de 25 a 28 deste mês, em Luanda.
Sob orientação do Ministério da Cultura (Mincult), durante o evento, a decorrer no Centro de Convenções de Talatona, os especialistas convidados vão igualmente falar do Impacto da Relações com o Novo Mundo, O Sistema Colonial e seus Efeitos, A Luta de Libertação Nacional e suas Variantes e O Período Pós-independência até 2002.
O evento visa, entre outros, analisar assuntos que até agora foram pouco ou nunca investigados por razões que se prendem sobretudo com o acesso aos diferentes tipos de fontes.
Analisar as possibilidades que oferecem as novas gerações que vêm surgindo, assim como a documentação escrita dos poderes endógenos, ou ainda a disponibilização dos arquivos políticos são outros objectivos do encontro.
Pretende-se igualmente efectuar uma revisão dos conteúdos temáticos em função da fixação de determinadas correntes historiográficas não condizentes com as metodologias mais actualizadas para a produção historiográfica e promover uma discussão acerca da situação da pesquisa e investigação histórica em Angola.
É ainda intenção do Mincult proporcionar a redacção de uma obra com informações concretas, concisas e objectivas sobre Angola, seu papel e importância em África, em particular, e em geral no mundo global.
Para a participação pública no evento o Ministério da Cultura tem já aberta as inscrições nas instalações do Arquivo Histórico de Nacional. (AngolaPress)
Nenhum comentário:
Postar um comentário