sábado, 11 de agosto de 2007

Colômbia/Presidente de Cabo Verde condecorados por Bogotá

Bogotá, 9 Agosto 2007 - A Câmara Municipal de Bogotá agraciou hoje com a Ordem Civil de Mérito, o presidente de Cabo Verde, António Mascarenhas, e o antigo estadista sul-africano Frederick de Klerk, ambos na Colômbia para participarem num encontro sobre processos de paz e reconciliação.

Usando da palavra na cerimónia autárquica, De Klerk exortou todas as partes a tomarem iniciativas para se chegar a um processo que ponha fim à violência na Colômbia.

O antigo estadista sul-africano sublinhou que os casos do seu país e da Colômbia são "muito diferentes". Sugeriu que, no país visitado, se «trate e procure a solução» tal «como fizémos na África do Sul».


Precisou que não pretende «entrar em debates internos ou divergências» que possam existir na Colômbia sobre o processo de paz mas insistiu na necessidade de não parar de «tomar iniciativas», de não recear as diferenças de critérios porque «o debate construtivo é saudável».


Defendeu que a reconciliação «não se consegue de repente», carece de tempo e da reparação das vítimas.


«O dinheiro não é a solução final», opinou De Klerk, advogando que «o melhor é criar oportunidades «na educação, na capacitação, na devolução (das vítimas) à sociedade com acções afirmativas».


«Há que pôr a esperança no coração e na mente das pessoas», conclui o ex-presidente sul-africano.


Sexta-feira, De Klerk deverá reunir-se com o presidente colombiano, Álvaro Uribe. (Noticias Lusófonas)

Nenhum comentário: