quarta-feira, 1 de abril de 2015

América Latina deve reavaliar sua relação com EUA, diz Samper

31 março 2015, Vermelho (Brasil)

O secretário-geral da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), Ernesto Samper, propôs uma reavaliação das relações entre a América Latina e os Estados Unidos na próxima Cúpula das Américas, prevista para abril, no Panamá.


Um dos pontos levantados por Samper, que foi presidente colombiano entre os anos de 1994 e 1998, se refere às bases militares estadunidenses na região. Ele cobrou a retirada destas instalações. Em sua opinião, é uma medida que corresponde ainda aos tempos da Guerra Fria.

Ele insistiu que as relações devem
ser benéficas para ambas as partes e não apenas promover os interesses de Washington.

O alto dirigente da Unasul também abordou as novas sanções unilaterais dos EUA contra a Venezuela, promulgadas pelo presidente Barack Obama, que fez, no início de março, uma declaração de "emergência nacional" pela ameaça "incomum e extraordinária" do país Bolivariano para a segurança nacional e para a política externa dos EUA.

"Nenhum país tem o direito de julgar o comportamento do outro ou muito menos impor sanções ou penalidades por conta própria", criticou Samper.

A Sétima Cúpula das Américas está marcada para ocorrer nos dias 10 e 11 de abril. Dos 35 países da região, 22 já confirmaram presença.

O presidente venezuelano, Nicolas Maduro, pretende utilizar este encontro para entregar à delegação norte-americana 10 milhões de assinaturas exigindo o levantamento das sanções. (Fonte: Hispan TV)

 

Nenhum comentário: